Obra de Sandra Passos. (Foto: Reprodução)

Zagut inaugura exposição ‘Pandemie’

A galeria Zagut reuniu um grupo expressivo de 100 artistas para a sua a exposição virtual “Pandemie”, que abre nesta segunda (10). A mostra, que estava pronta há aproximadamente um ano, seria apresentada de forma presencial, porém, por causa da pandemia, o conceito original precisou ser reformulado.

A maioria das instituições de arte adiaram muitas de suas exposições, mas, entendendo que as artes têm importante papel em um contexto de crise, a Zagut decidiu reformular suas ideias para que tudo fosse feito de forma online e com o apoio dos artistas, apesar de muitos não conseguirem frequentar seus ateliês, queimar suas peças de cerâmica ou imprimir suas gravuras. O acervo reúne obras que ajudam a testemunhar os acontecimentos durante o período de pandemia causado pela Covid-19.

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2020. (Foto: Ale Silva / Futura Press)

“As mãos foram dadas virtualmente e não se soltaram mais. As pessoas começaram a se conhecer mais profundamente, se apresentando pelo zoom, de forma que talvez nunca ocorreria presencialmente, ainda mais com pessoas em toda parte do Brasil e do mundo. Os artistas começaram a fazer vídeos mostrando sua arte, suas ideias, seu mundo, e agora já são mais de 20 horas de filmagens”, diz Isabella Simões, criadora da coletiva.

Durante o último ano, de forma inteiramente digital, a Zagut cresceu, entrou para a Abact – Associação Brasileira de Arte Contemporânea, além de marcar presença em outras instituições e eventos nacionais e internacionais. “Os artistas cresceram. Quem tinha dificuldade de falar em um vídeo caseiro está fazendo vídeo arte. O suporte que foi gerado dentro do próprio grupo é impressionante. Artistas mais experientes deram suporte aos mais novos, os mais novos também deram suporte sobre novas tecnologias aos mais velhos”, diz Simões.

A mostra estará disponível no site da Zagut até o dia 10 de junho.

Obra de Celia Gimemenz. (Foto: Reprodução)

Leia também:

Pinacoteca abre mostra com personalidades negras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *