Veja como ataques de hackers podem prejudicar a reputação das empresas

Com o crescimento de espaços on-line, muitas marcas e empresas tiveram que realizar investimentos em um ambiente digital com necessidade de se guardar dados importantes, como cadastros de usuários ou até mesmo informações confidenciais das empresas. Devido a esse crescimento na área digital, muitas empresas a fim de se adequar não conseguiram tempo e recursos a tempo para se ter uma infraestrutura tecnológica com cibersegurança de qualidade. Desde o ano de 2021, os ataques hackers e de ransomware aumentam 92% no Brasil, conforme os pesquisadores da Check Point Research, causando assim crises de vazamentos de dados, fazendo com que muitas empresas tivessem seu valor de mercado afetados e parte da reputação diminuída. Como é o caso recente das invasões aos sites da Americanas e Submarino em que ficaram três dias fora do ar que resultou uma perda de R$ 3,488 bilhões em valor de mercado. Esses vazamentos de dados afetam o mercado, pois gera incerteza tanto para os consumidores quanto para os investidores.

Para o presidente do Grupo Marpa – Marcas, Patentes, Inovações e Gestão Tributária, Valdomiro Soares, agora é o momento para as empresas realizarem investimentos em cibersegurança, para proteger seus servidores de ataques hackers. “As empresas estão cada vez mais saindo do ambiente de trabalho físico e indo para o digital, e para isso é necessário que destinem dinheiro para realizar manutenção em suas infraestruturas tecnológicas, pois isso evita que hackers consigam vazar dados tanto dos consumidores quanto do próprio negócio. Pois, cada vez que uma empresa é alvo de um ataque hacker ela acaba sendo desvalorizada no mercado, e perdendo sua imagem. As empresas têm que mostrar que estão trabalhando para manter os dados de seus clientes seguros”.

O presidente ressaltou ainda que com os dados vazados os hackers podem ainda usar de credenciais de acesso para efetuar fraudes bancárias em nome das empresas. “Além do valor de mercado que as empresas perdem, ainda é possível que os hackers usem isso para invadir as contas das empresas causando ainda mais prejuízo. Por isso é tão importante que as empresas se preocupem em ter assessoria de empresas sérias no ramo de TI”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *