COLUNA SANDRA TOLLENTINO

Sandra Tollentino: como usar cores nos looks

Quem nunca pensou em uma produção colorida, mas ficou com receio de errar o look e acabou recorrendo ao velho e bom preto? Se você é do time que tem medo de arriscar, vai gostar de se aventurar comigo por aqui.

Eu sei que o universo colorido não é unânime, mas, sei também que, respeitando as preferencias individuais, muitas pessoas não são adeptas ao uso por entenderem que as cores são difíceis de escolher e não tão práticas. Hoje, eu vou apresentar um ótimo amigo para que você inicie essa jornada: o círculo cromático, além de quatro maneiras de usá-lo de forma simples e eficiente.

Você não precisa replicar as cores apenas nas roupas. Para o nível básico, iniciante, de quem não quer ousar muito, comece pelos acessórios: um óculos, uma bolsa, um sapato colorido ou um simples esmalte. O mais importante é testar e exercitar. Se não gostou, troque, até se acostumar e entender que o colorido pode sim ser mais prático do que você imagina.

Então, vamos lá, o círculo cromático é composto por doze cores, sendo três primárias, três secundárias e seis terciárias. Ele é um ótimo guia para que você consiga fazer uma combinação visualmente harmônica.

Foto: Círculo cromático.

A primeira combinação de cores que vou te ensinar é a monocromática, que pode ser usada em produções entre peças da mesma cor ou com tonalidades diferentes, o conhecido tom sobre tom. Essas combinações trazem elegância, além de alongar a silhueta. Você pode conferir ao look um ar moderno, usando acessórios coloridos.

Blake Lively (Foto: Reprodução)

Produções com cores análogas

A segunda combinação é entre as cores análogas, aquelas que ficam lado a lado no círculo cromático, as vizinhas, e têm pelo menos uma cor básica em comum. É uma boa opção para quem quer começar a se arriscar.  Essa combinação traz elegância de forma jovem e original.

 

Harmonia análoga.

A terceira combinação de cores é entre as complementares, que são aquelas que ficam em lados opostos no círculo cromático, e, portanto, criam um alto contraste quando usadas juntas. Se te assusta, você pode eleger uma das cores para ser predominante no look e investir a outra cor no acessório. Esse contraste transmite uma mensagem de informalidade, ousadia e criatividade.

Look com cores análogas. (Foto: Reprodução)

Produções com cores complementares

Harmonia complementar.

A quarta e última dica é sobre as combinações tríades, que consistem em três cores equidistantes do círculo cromático (escolha uma cor, salte três e escolha outra). É um dos passos mais avançados na coordenação de cores e transmite uma mensagem de pessoa moderna, original e criativa.

Cores complementares na produção. (Foto: Reprodução)

Produções com cores tríades

Harmonia tríade.

O ideal é que você experimente as possibilidades aos poucos, assim, quando você perceber, já estará fazendo combinações com segurança e entendendo melhor aquilo que funciona para você. O universo colorido é fascinante. A questão é adaptar ao seu estilo, e, o mais importante, se sentir confortável.

Cores tríades. (Foto: Reprodução)

Sobre Sandra Tollentino

Sandra Tollentino é consultora de imagem e estilo, mineira e radicada no RJ. Tem formações em Design de Moda e Styling pelo IED Rio, em Comunicação de Moda no IED de Florença, Itália, e em Fashion Management pelo IBMEC. Sua trajetória é pontuada pela paixão pela moda e busca por um propósito de trabalho pautado na autoestima e no autoconhecimento. Temas como consumo consciente e movimento slow fashion estão sempre presentes em suas pesquisas e análises. Decodificar e apontar caminhos para diversos estilos fazem parte do seu trabalho, que inclui análise cromática, personal shopper e produção de moda. Como colunista de moda do Deloox, pretende trazer um olhar global para diversas pautas factuais do universo de moda e estilo.

Leia: 

Sandra Tollentino: Dicas para a sua mala de viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *