Foto: World Health Organization (Reprodução)

Nutricionista dá dicas para não exagerar na comida nas festas de fim de ano

Todo dezembro é a mesma coisa, muitas pessoas extrapolam quando veem as delícias da ceia de Natal e de final de ano. Para não sofrer com peso na consciência (e na balança), existem algumas dicas que podem ajudar a evitar o exagero nos dias em que for sair da sua dieta ou rotina alimentar. Fazer escolhas conscientes é o principal conselho da nutricionista Taissa Müller, do Lach, Laboratório e Clínica, no Jardim Botânico.

De fato, festas acontecem o ano todo. E as comidas costumam ser sempre muito tentadoras. “No dia do evento ou no dia seguinte prefira refeições leves, inclua na dieta bastante verde e água. Observe e perceba a relação fome/saciedade. São momentos para serem aproveitados com prazer”, ensina a nutricionista.

Uma opção de ceia saudável é colocar à mesa lentilhas, nozes, amêndoas, peixe, tâmara, frutas como lichia e uva. Se você não abre mão de uma farofa, a dica da nutricionista é fazer uma funcional de oleaginosas. No quesito sobremesa, opte por fazer rabanada no forno ou uma salada de frutas.

Para o dia do evento, a nutricionista lista 5 dicas para colocar em prática e evitar o arrependimento por exageros alimentares.

1- Alimente-se bem antes das festas. Nada de ficar sem comer o dia todo para poder se esbaldar depois. Faça refeições saudáveis, ricas em fibra, e aumente a ingestão de líquido durante o dia.

2- Aprenda a dizer não. Você não tem que aceitar tudo que te oferecem.

3 – Mantenha-se hidratado. É comum comer mais quando não estamos bem hidratados, porque o organismo confunde sede com fome. Por isso, beba bastante água.

4 – Se você for a anfitriã ou tiver que levar um prato, aposte em versões saudáveis de receitas tradicionais.

5 – Divida as tentações em etapas. Você não precisa comer todas as gostosuras que só têm nessa época do ano. Estipule o que vai comer no dia 24 e deixe outra parte para o dia 25. Faça o mesmo no Ano Novo, nos dias 31/12 e 1/1.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *