Foto: Reprodução Pixabay

IPNET Growth Partner desenvolve case de sucesso com a Estante Mágica

 A IPNET Growth Partner, primeira parceira Google Cloud no Brasil, desenvolveu um projeto com a Estante Mágica, negócio social que transforma histórias criadas por alunos em livros e games, para dar suporte em sua migração para a nuvem. De modo geral, a intenção era conhecer as soluções do Google que mais se adequariam ao negócio, bem como promover o controle de custos e o dimensionamento do ambiente.

E foi desta maneira que a IPNET trabalhou em conjunto com a equipe do Google Cloud para mover uma infraestrutura tradicional de máquinas virtuais e de armazenamento que estava hospedada em outro servidor, sem que isso causasse impacto na operação das atividades da Estante Mágica. Como resultado, novas aplicações da Estante Mágica foram originadas dentro do Google Cloud, com destaque importante para os benefícios de controle de gastos, facilidade no gerenciamento das soluções e apoio de um ambiente que permite segurança e escalabilidade.

Atualmente, a Estante Mágica atua 100% no modelo home office e conta com profissionais em quase todos os estados do Brasil e alguns países das Américas e Europa. Com um time fixo de aproximadamente 170 pessoas somado a uma equipe sazonal, a organização constitui uma iniciativa totalmente gratuita para as escolas. Por meio das parcerias formadas com mais de 20 mil escolas, 1,5 milhão de alunos de oito países já escreveram e ilustraram seus próprios livros.

“Outras vantagens podem ser percebidas quando o tema é a capacidade de processamento de imagens, que são produzidas pelos alunos e enviadas pelas escolas na plataforma da Estante Mágica. Em 2018, tínhamos uma capacidade de processar 360 mil imagens por dia. Após a migração, essa capacidade aumentou em torno de quatro vezes”, diz Luiz Eduardo Pereira, CTO da Estante Mágica.

O processo de diagramação dos livros também teve um ganho de tempo considerável. O processamento para juntar todas as imagens e textos e formatar um livro passou de 60 para quatro segundos. A velocidade no desenvolvimento das aplicações para o ambiente de produção e a integração com outras soluções foram outros aspectos importantes mencionados pela empresa. Além disso, com um melhor acompanhamento dos gastos financeiros, foi possível alcançar uma redução de 10% a 15% em custos com a nuvem.

Agora, as próximas novidades relacionadas aos projetos futuros tratam da expansão da usabilidade dos recursos em nuvem, do aproveitamento inteligente dos componentes de microsserviços e do investimento de mais tempo em observalidade e escalonamento, sem deixar de lado um tópico muito valioso para a empresa: os requisitos de segurança.

“Esses últimos dois anos para o setor da Educação, com a pandemia, foram muito desafiadores. Então, a nossa expectativa é a de retomada em 2022, e acreditamos muito no crescimento da Estante Mágica. Se os produtos são ampliados, cresce a oferta de soluções, tanto para as escolas, quanto para os alunos. O intuito é utilizar tudo isso ao nosso favor, para chegarmos a nossa meta de 1 bilhão de crianças impactadas, sendo uma plataforma global,” afirma o CTO.

A IPNET, que faz parte desse case de sucesso com a Estante Mágica, também possui expectativas de se tornar ainda maior. Hoje, a empresa possui 250 funcionários e uma área dedicada aos segmentos de Governo e empresas Enterprise. Em 2021, o faturamento foi de R$ 130 milhões, mais de quatro vezes o resultado de R$ 30 milhões de 2019 e, para 2022, a previsão é mais que dobrar esse número. Houve contratação de pessoas em todas as regiões do país, além do reforço de uma equipe de vendas no Chile e nova operação no México, incluindo uma liderança focada na América Latina. A empresa recebeu o prêmio “Parceiro Google Cloud em Expansão na América Latina” na edição de 2020, obteve quatro selos de especialização Google Cloud e dois cases de sucesso publicados mundialmente pela Google Cloud em 2021. Para completar, também teve a renovação do selo GPTW – Great Place to Work, em fevereiro de 2022.

Sobre a IPNET 

A IPNET Growth Partner acelera a Transformação Digital de seus clientes com soluções personalizadas em Modernização de Infraestrutura, Transformação do Espaço de Trabalho, Desenvolvimento de Aplicações, e Análise Avançada de Dados e Inteligência de Negócios. Há 20 anos no mercado e desde 2008 na Nuvem, a IPNET atua na América Latina e hoje é a parceira mais antiga da Google Cloud no Brasil, reconhecida como Parceiro do Ano Google Cloud de Serviços em 2018 e de Expansão em 2020. Possui 140 certificações profissionais Google Cloud e mais de 1000 clientes em todo o Brasil.

Para saber mais: https://ipnet.cloud/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *