WhatsApp (Foto: Pixabay)

Gastos globais em comércio conversacional devem chegar a US$ 290 bilhões até 2025

Uma das mais fortes tendências do varejo eletrônico é o comércio conversacional, modalidade de comércio virtual na qual os consumidores podem interagir em tempo real com empresas por meio de aplicativos de mensagens, aplicativos para chat com humanos, chatbots e assistentes de voz. Para se ter uma ideia, os gastos globais em comércio conversacional devem crescer quase sete vezes, atingindo  cerca de US$ 290 bilhões até 2025, de acordo com dados de uma pesquisa da Juniper Research.

No Brasil, 83% das pessoas que fazem uso do WhatsApp declaram que utilizam a ferramenta para fazer compras. Não é à toa que empresas especializadas em desenvolver sistemas conversacionais, como a mexicana Yalo, que tem filial no Brasil, crescem cada vez mais rápido.

Para Marco Crespo, country manager da Yalo no Brasil, é um tipo de marketing que se baseia na construção de relacionamentos satisfatórios de longo prazo entre marcas e clientes. “Nele, a tecnologia pode servir de base para que as organizações se comuniquem com seus consumidores e compreendam melhor seu comportamento, porém, o foco deve estar na experiência do cliente aliada aos objetivos de negócio. Ou seja, o contato mais personalizado – seja no ambiente online ou offline – pode construir relacionamentos com os consumidores mais duradouros, desde que sejam imersivos e eficientes. Acompanhar as necessidades do cliente desde a compra do produto até a entrega e pós-venda é essencial para construir um bom relacionamento”, explica, acrescentando que é preciso saber o que os clientes pensam do produto, o que esperam dele, sempre orientando-os para que aprendam a usufruir de todos os seus benefícios. “A experiência em relação a um produto ou serviço e a recomendação para um amigo é o que importa”, observa.

Um dos grandes clientes da Yalo é a Coca-Cola FEMSA, que fabrica e distribui Coca-Cola em território nacional. A empresa tem, hoje, 20% de sua receita gerada por vendas pelo WhatsApp. O uso da plataforma também ajudou a aumentar o ticket médio de seus produtos em mais de 20%.

Vale ressaltar que a previsão do mercado é de que o reino do WhatsApp seja ainda maior com o WhatsApp Pay, sistema de transferência de pagamentos pela plataforma, que vem, aos poucos, sendo liberado para os usuários brasileiros. Projeções dão conta de que até 2025, metade das transações financeiras devam passar por esse meio de pagamento.

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