Mostra de Lívia Canuto (Foto: Divulgação)

Designer de joias abre expo ‘Precioso’

A designer de joias Lívia Canuto apresenta o resultado da reflexão sobre o que é precioso através da exposição “Precioso”, com os trabalhos criados por seus doze alunos que durante a pandemia tiveram aulas on-line.

A exposição, que mostra as joias e fotografias de Imatra com direção de arte de Josephine Cho, será realizada em forma de ocupação na Joya, espaço situado no Fórum de Ipanema que poderá ser vista através de agendamento.

O nome da exposição surgiu do questionamento sobre “o que é precioso” na joalheria contemporânea. Atualmente, a joia, que sempre esteve ligada à ostentação, ganhou um novo sentido contemporâneo e mostra que o valor também está no conceito e na mensagem a ser transmitida. Segundo Lívia, o questionamento entre os alunos é que não faz mais sentido usar o tipo de “jóia cofre”. Lívia, que fechou a sua loja em outubro do Shopping da Gávea, agora ministra seus cursos em seu ateliê e showroom no Leblon.

Mostra de Lívia Canuto (Foto: Divulgação)

A coletiva “Precioso” reúne criações autorais como joias bordadas, colar produzido com restos de lixo cotidiano como canudo plástico, vidro e sacola plástica. “Diante do cenário de isolamento do ano de 2020, vi o quanto era importante manter a mente criativa. Logo em março, no primeiro mês de quarentena, transformei as minhas aulas presenciais de ourivesaria no formato on-line e criei o Grupo de Estudos para discutirmos os novos desafios para a joalheria contemporânea. A joalheria de ostentação perde espaço e amplia o mercado para joia arte. A joia ganha novos valores e novos significados. Partindo dessa análise, foi proposto aos alunos refletirem o que é precioso hoje e com esse conceito as peças foram desenvolvidas”, explica Lívia, que destaca a criação do colar da aluna Karen em que coloca a reflexão do nosso lixo cotidiano.

“Foi muito interessante, pois ela questiona: meu lixo é precioso, e o seu? Você lembra do seu lixo do mês passado? E da semana passada? Cada peça de plástico que você já usou ainda existe no mundo e o uso de plástico já esta se tornando ilegal em vários lugares. O meu lixo se tornou precioso, algo para ser cuidado e transformado. Karen escolheu os lixos favoritos e os converteu em uma peça com significado. Dessa forma, podemos começar a apreciar a transformação. Joias para um mundo sem desperdício. É um investimento visando um futuro melhor.”

Mostra de Lívia Canuto (Foto: Divulgação)

Lívia também faz parte da mostra com a peça “Sobre a espera”, feita de prata, um anel que guarda um coração de ouro. “Um coração que se encaixa dentro da esfera do anel e se transforma em um pingente para a filha ao nascer. É a mãe gestando o coração do bebê.”

Participam da mostra Renata Tenório, Stephani Quintanilha, Maria Paula Lorenzatto, Maria Scaf, Cristiane Netto, Fernanda Leonardos, Luciana Solino, Rita Frechette, Alda Matsuda, Rafaela Vianna, Luciana Laborne e Karin Kriegel.

Para acessar a mostra virtual, clique aqui.

1 thought on “Designer de joias abre expo ‘Precioso’

  1. Parabéns pela exposição.
    Peças lindas , todas a sua maneira contaram a sua história. As joias da apresentação foram as minhas preferidas . Todas estão de parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *