D'Amici Barra - Risotto di Brie, Parma e Melone. (Foto: Filico)

D’Amici Ristorante inaugura na Barra

Desde 26 de dezembro de 1999, o Leme foi presenteado com o que há de melhor da gastronomia do norte da Itália, sobretudo no preparo de massas e pescados. Não à toa, o D’Amici ganhou inúmeros prêmios em duas décadas, incluindo especialidade de Frutos do Mar, pela Revista Veja Rio.

A casa, já consagrada, recebe expoentes do mundo jurídico, da alta sociedade, empresários, celebridades e formadores de opinião.

Em 2020, o desejo de abrir uma nova unidade surgiu da oportunidade de estar presente em um verdadeiro refúgio da Barra da Tijuca. Um local arborizado, em uma rua sem saída, o casarão era ocupado pelo extinto Borsalino.

A pandemia da Covid-19 influenciou no tempo de execução da obra, mas, mesmo em um período conturbado, Anna Edith Macedo, sócia do empreendimento, afirma que é preciso olhar com otimismo para esta nova fase de abertura econômica da cidade. “O novo D’Amici Ristorante vai abrir a casa já com 50 funcionários ativos”, comemora a sócia.

E para integrar o time, o restaurante conta agora com a experiência do chef Jessé Valentim no comando da cozinha. Aos 37 anos, o carioca possui duas décadas de trabalho em renomados restaurantes, como do Grupo Fasano. Ao longo de toda a sua trajetória, aperfeiçoou sua técnica na cidade de Umbria, na Itália.

D’Amici Barra – Chef Jessé Valentim (Foto: Filico)

Sem deixar de lado a tradição, 40% do menu foi totalmente reformulado para trazer uma nova visão da gastronomia italiana, mas os clássicos que todos amam continuarão fazendo parte da carta. O Garganelli al Salmone, uma deliciosa massa artesanal com cubos de salmão e alho-poró ao molho branco e a Grigliata Mista Di Mare, preparada com o camarão VG, cavaca, lula, peixe e polvo grelhados são receitas “tombadas”.

E quando se fala de novas criações, não faltam inspirações do chef. O Agnolotti di Cerni, massa artesanal recheada com cherne ao molho de bisque de camarão, e o Risotto di Brie, Parma e Melone, um saboroso arroz arbóreo com queijo brie, presunto de parma, melão e amêndoas, são as primeiras apostas do expert. Alguns pratos antigos ganham novas releituras, como as Costelas de Cordeiro grelhadas, que passam a ser acompanhadas por risoto de hortelã.

A carta de vinhos é uma atração à parte. Desenvolvida pelo sommelier Renato Pinheiro, a linda adega conta com mais de 150 rótulos de vários países, uma espécie de volta ao mundo, com ênfase nos rótulos italianos, claro. “Entre as perfeitas harmonizações, o Ossobuco di Vitello ao forno com molho de tutano, polenta cremosa, acompanhado de um saboroso vinho Bordeaux é o match perfeito”, indica o sommelier.

D’Amici – Ambiente Varanda (Foto: Filico)

O projeto da casa leva a assinatura da arquiteta Carulina Rodrigues, que com o seu olhar atento e moderno desenvolveu um ambiente acolhedor, sofisticado e bastante arejado, daqueles lugares para passar horas ao redor da mesa, sem sentir o tempo passar. O pé direito alto deixa o ambiente ainda mais especial.

A parte cultural está muito presente no local, que traz uma enorme imagem da Santa Ceia no salão principal, réplica do painel do antigo Canecão, assinado por Ziraldo. A obra retrata a amizade, comemorações, tudo o que o novo D’Amici pretende representar. 

Outros talentos nacionais estão espalhados pelo casarão, como as obras de Juarez Machado, deixando a arte prevalecer juntamente com a gastronomia da casa.

A casa inaugurou oficialmente no dia 22 de julho.

Serviço

Endereço: Rua Aléssio Venturi – Barra da Tijuca

Telefone: (21) 3796-5738 / (21) 99001-7774

Horário de funcionamento e dias: Terça a sábado, das 12h à 0h. Domingo das 12h às 19h

Formas de pagamento: todos os cartões de crédito e débito

E-mail: contato@damici.com.br

Leia:

Buffet Atlântico é novidade na Churrascaria Palace

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *