Foto: Reprodução

Cirurgia plástica e procedimentos estéticos no verão: quais cuidados tomar?

Em um ano completamente atípico por causa da pandemia, muitas pessoas vão realizar o sonho da cirurgia plástica agora no verão, no período das férias escolares e recesso de final de ano. Segundo o cirurgião plástico André Maranhão, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a vantagem de se operar nesta época é que ainda vivemos em um período de restrição e com dificuldades para viajar, então é muito mais fácil se preparar para a cirurgia e realizar o repouso do pós-operatório. Além disso, os hospitais estão apresentando protocolos reforçados de segurança para garantir um tratamento mais protegido, onde alas são totalmente diferentes e sem contato.

Foto: Reprodução

Veja alguns cuidados essenciais pós-operatórios mencionados por Dr. André Maranhão.

1. Prevenção é a palavra-chave. Como em qualquer cirurgia, há uma certa liberação de sangue dos tecidos e esse sangue pode se tornar uma área de pigmentação se você se expor ao sol precocemente. Então, nada de ir à praia ou piscina, nem mesmo pegar sol na varanda de casa sem a liberação do seu médico. Siga todas as recomendações à risca.

2. Quem se submete a qualquer cirurgia neste período deve manter restrição solar com roupas específicas e protetores solares adequados.

3. No verão, os inchaços tendem a ser maiores, então, é importante que o paciente tenha controle adequado da ingestão de sal, proteínas para ajudar na sua recuperação pós-operatória, assim como beber líquidos que façam a hidratação adequada dos tecidos que precisam se recuperar.

4. Nesse período de calor, é importante que as pessoas fiquem em ambientes mais refrigerados para que não haja um excesso de inchaço nas áreas operadas e tenham um conforto com as cintas (quando falamos de contorno corporal). Quando falamos de cirurgia facial, basta o paciente utilizar protetor solar, chapéu e óculos escuros, se a área dos olhos for afetada pela cirurgia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *