Marcelo Horta (Foto: Divulgação)

Chef oferece curso online na ‘Semana do pão raiz’

Nos dia 29 de junho e 1 de julho, o Chef e mestre padeiro Marcelo Horta faz curso online e gratuito na “Semana do pão raiz”.  As inscrições podem ser feitas através do insta @chef.marcelohorta.

Filho de pai engenheiro químico que trabalhou a vida toda na indústria alimentícia e de mãe professora, o chef e mestre padeiro herdou do pai o gosto pela química e gastronomia e a vocação de ensinar da mãe.

Empreendedor, aos 16 anos montou seu primeiro negócio, uma pequena fábrica de pão de queijo artesanal na Região dos Lagos.

Sua primeira formação foi em tecnologia da informação com MBA em administração pelo IBMEC. Com menos de 30 anos já era gerente de TI de uma grande multinacional, mas a gastronomia esteve sempre presente e qualquer tempinho que surgia fazia cursos e especializações na área. Com uma carreira sólida, bom salário e benefícios, o sonho de viver da sua paixão, a gastronomia, ficava cada vez mais distante.

Ainda trabalhando no mundo corporativo, fez sua primeira formação em panificação no SENAC e foi nessa época, em 2015, quando quase ninguém falava em fermentação natural no Brasil, que Marcelo se interessou pelo assunto e começou sua busca pela “receita perfeita”. Chegou a ouvir que fermentação natural era coisa de gente romântica. E, “romântico”, começou a consumir vários cursos, worskshops, livros, até chegar à conclusão de que nada que existia servia para produção caseira, era tudo feito pra produção em larga escala. Como ainda estava trabalhando no mundo corporativo e não pensava em sair do emprego, buscava algo para alguém que trabalhasse e estudasse, mas que não poderia parar a vida toda vez que quisesse fazer um pão.

Depois de alguns workshops frustrados, chegou à conclusão que se quisesse fazer fermentação natural caseira teria que ser por conta própria. E depois de várias tentativas, o processo deu certo e ele desenvolveu o seu Método Levain de Panificação. Totalmente prático, feito para produção caseira, e que, literalmente, qualquer um consegue fazer pão de fermentação natural em casa.

Marcelo Horta (Foto: Divulgação)

A venda de seus pães feitos em casa (o que mais tarde virou a Levain Rio) e o curso presencial de panificação usando fermentação natural foram iniciativas de sucesso e o pontapé para Marcelo abandonar o mundo corporativo e viver do seu sonho. Investiu na profissão e fez formação de boulangerie pela Le Cordon Bleu e um curso superior em gastronomia.

Empreendendo sempre, Marcelo criou a Cozinha Crunch, que hoje é a maior e mais tradicional panificadora sem glúten do Rio de Janeiro e que recentemente começou a oferecer cardápios semanais além dos já famosos pães. Marcelo ainda comanda a Levain Bakery Rio, que produz pães artesanais com fermentação natural.

Mas ensinar as pessoas a fazerem pão, partindo do zero, também era um sonho que Marcelo colocou em prática. Visionário, Marcelo enxergou nos cursos online a oportunidade para atender a grande demanda de pessoas interessadas em aprender a fazer pão e que não tinham a disponibilidade de fazer os cursos presenciais. Hoje são três cursos que resgatam o prazer de cozinhar, funcionam como terapia e ainda possibilitam uma fonte de renda para quem quiser investir na profissão. Já são mais de 2000 alunos formados, que hoje fazem parte da Tribo do Pão, uma comunidade de padeiros artesanais.

E em tempos de pandemia, seus cursos tem ajudado muita gente a empreender também, reforçando o orçamento doméstico ou até mesmo assumindo a panificação como principal fonte de renda. A multiplicação dos pães se tornou uma realidade para o mestre padeiro Marcelo Horta.

Leia também:

Bela Gil abre restaurante em São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *