Foto: Reprodução / Pixabay

CFDs anunciam a nova revolução comercial da América Latina

Por Tiago Cardoso, Brand Owner do IX Social para a INFINOX.

À medida que os mercados globais continuam passando por turbulências, flutuações e o que parece ser uma desaceleração prolongada, muitos investidores estão praticamente arrancando os cabelos! Mas e se houvesse uma maneira de lucrar com esse período de incerteza sem o risco de comprar ativos subjacentes? Melhor ainda, um que garanta lucros isentos de impostos e perdas dedutíveis de impostos?

O que é CFD trading e como é usado

Simplificando, CFDs, ou Contratos por Diferença, são como uma aposta feita no valor futuro de um ativo. Em vez de comprar ou vender um ativo, você simplesmente especula sobre seu movimento futuro de preços.

Por exemplo, você deseja comprar um CFD que rastreie o preço das ações da Tesla. Seu broker pode exigir apenas um depósito de 5% para o trade (lembre-se, os CFDs permitem uma alavancagem muito maior do que muitos outros instrumentos de investimento). Então você compra um CFD para 50 ações da Tesla (com o preço atual da ação de, digamos, $100 por ação) por uma posição de $5.000 da qual apenas 5% ou $ 250 devem ser depositados com o broker.

Um mês depois, a Tesla está sendo negociada a US $200 por ação, então você sai da posição com um lucro de US $100 por ação, ou US $5.000 no total. Por causa da alta alavancagem, o lucro obtido entre a posição original de $ 5.000 para a nova posição de $10.000 é todo seu para liquidar, e o ganho de $5.000 é creditado em sua conta.

Essa é a teoria, pelo menos. Especular sobre o futuro é sempre uma prática incerta e deve-se ter cautela em qualquer trade que esteja sendo considerada. Um desenvolvimento que pode fornecer suporte e um grau de confiança – principalmente para traders menos experientes – é o surgimento do copy trading.  Essa prática permite que traders de todos os níveis sigam e imitem profissionais mais experientes, premiando tanto o trader novato (que se beneficia da experiência do veterano) quanto o especialista de mercado (que é remunerado de acordo com o número de traders que o seguem).

Estratégias CFD 

O melhor dos CFDs é que eles são muito mais versáteis do que simplesmente fazer um investimento. Se você pensasse que a Tesla, por exemplo, não ia se sair tão bem, você também poderia “encurtar” (apostar no preço da ação caindo, não subindo) o preço da ação e seu lucro líquido dessa maneira. Mas de qualquer forma, todo o seu lucro vai para sua conta, livre de impostos, porque você nunca “possui” nenhum dos ativos subjacentes, você está simplesmente apostando no movimento dos preços.

Uma plataforma como a INFINOX oferece alavancagem de até 1:200 em CFDs, o que significa que você pode obter grandes lucros com movimentos de preços sem ter que comprar ações, índices e commodities caros. No entanto, com grandes lucros podem vir grandes perdas, e é por isso que é importante se informar sobre maneiras de limitar sua exposição ao risco, como garantir que você use a estratégia stop loss e outras de gerenciamento de risco.

A revolução CFD na América Latina

Em qualquer instrumento de trading altamente complexo, é sempre importante fazer a lição de casa e descobrir por si mesmo se eles são adequados para você e seu estilo de fazer trading. CFDs, por exemplo, não são permitidos em todos os mercados. Atualmente, os EUA não permitem o trading de CFDs, principalmente porque, como produto OTC (Over The Counter), eles não passam por bolsas regulamentadas. É por isso que é importante usar uma plataforma confiável ao fazer trading de CFDs.

Os CFDs são totalmente legais na América Latina e são especialmente adequados às condições de mercado em muitos países latino-americanos, além de permitir uma cultura mais social de “novo trade” emergente entre os traders latino-americanos mais jovens. Lembre-se de que os CFDs permitem que você lucre com os movimentos de preços, não apenas um tipo de movimento de preços. Isso os torna particularmente adequados para condições de mercado mais voláteis. Eles também permitem que você proteja quaisquer investimentos que possa fazer. Por exemplo, se você comprou algumas ações do Nubank, também pode fazer um CFD apostando em um movimento de preço negativo que protegeria contra possíveis quedas futuras no preço das ações do Nubank.

Com maiores alavancagens e spreads competitivos, os CFDs também permitem uma barreira de entrada menor para quem usa moedas relativamente mais fracas quando comparadas ao dólar e empresas cujas ações estão listadas na bolsa de valores dos EUA.

CFDs e copy trading; a era do ‘novo trade’ 

Com o aumento do acesso à informação e novas tecnologias derrubando muitas das barreiras que impediam o acesso das pessoas comuns aos mercados, a própria natureza do trading está mudando. O “Novo trade”, traz a ideia de trade como uma atividade comunitária e não competitiva está ganhando popularidade em todo o mundo e na América Latina não é diferente.

Com uma plataforma orientada para a comunidade, como a INFINOX, estamos incentivando e recompensando financeiramente as pessoas por compartilharem seus conhecimentos, insights e assistência. É aqui que acreditamos que os CFDs podem mostrar seu potencial como um instrumento de ‘novo trade’. Ao combinar os melhores aspectos sociais de uma comunidade online sem fronteiras com as mais recentes ferramentas e tecnologias financeiras, vimos o sucesso do “novo trade” com nossos próprios olhos.

Por exemplo, se você é novo no trading, pode seguir nossos traders mais bem-sucedidos, entrar no mercado com um instrumento de gasto mínimo altamente alavancado e baixo, como um CFD, e copiar os movimentos dos especialistas. Como é que isso funciona? Bem, os especialistas são recompensados pela quantidade de seguidores que têm, e os seguidores, por sua vez, são recompensados fazendo negócios inteligentes. Quanto mais pessoas aprendem, mais pessoas compartilham informações e mais valor é agregado à nossa plataforma. Simples! É o DNA da nossa filosofia de “novo trade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *