Cabelos no verão: mitos e verdades sobre os cuidados com os fios

Chegamos ao tão esperado verão, a estação mais quente do ano, que tende a deixar os cabelos mais secos e desidratados devido à alta influência dos raios UV. Conheça os mitos e verdades sobre os cuidados com as suas madeixas e aprenda a manter os seus fios saudáveis. As dicas são da tricologista clínica Lidi Bastos.

O chapéu e o boné são os melhores amigos dos fios para protegê-los do sol?

Ao contrário do que muitos pensam, eles podem contribuir para agravar problemas como dermatite seborreia, eczema e caspa. O ideal é não utilizá-los por muito tempo e nem quando o cabelo estiver molhado.

O cabelo cai mais no verão?

Nessa estação é comum reclamações sobre queda de cabelo. Porém é uma reação natural. Entretanto, se sua queda capilar estiver acentuada, é necessário realizar um tratamento.

Devemos mudar os produtos de tratamento que usamos no inverno durante o verão?

Sim. A cada estação, o cabelo vai precisar de cuidados diferentes. O ideal é mudar os produtinhos de beleza, de acordo com a orientação de um especialista em cabelos. Cada caso precisa ser avaliado de forma mais personalizada.

Como cuidar dos fios após as idas à praia e piscina?

Após muita exposição ao sol, os cabelos devem ser lavados e hidratados para retirar o sal do suor que ficou depositado no couro cabeludo e nos fios. Com a lavagem, esse sal é retirado e os cabelos, que voltam a ficar hidratados, fortes e com brilho, já estarão prontos para mais um dia de praia ou piscina.

Como evitar o contato dos fios com água salgada ou cloro?

Opte por amarrar os cabelos no alto da cabeça com rabo de cavalo, coque ou tranças. Os elásticos mais recomendados para prender os cabelos são os forrados por tecido, já que eles preservam os fios e não deixa eles quebrarem.

Tricologista clínica Lidi Bastos (Foto: Divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *