Foto: Ricardo Penna

Atelier Chilaze revela a coleção ‘Doña Diabla’

As atrizes latinas dos anos 1930 aos 1980 são a inspiração para a nova coleção do Atelier Chilaze, “Doña Diabla”, que traça um percurso fashion que vai da Hollywood pré-wartimes ao viradão dos 90′, com a ascenção do cinema cult espanhol do início da globalização. As peças trazem referências de Dolores Del Rio (1904-1983), Lupe Vélez (1909-1944), Maria Montez (1912-1951), Carmen Miranda e Maria Félix.

Foto: Ricardo Penna

A diretora de estilo Claudia Chilaze explica o porquê desse inesperado tema para a coleção: “estamos todos precisando de escapismo para segurar a onda, após um ano e meio de pandemia. É necessário ficarmos todos ligados naquilo que está acontecendo no mundo, à nossa volta, claro, mas também é preciso contarmos com uma válvula de escape. Quer coisa melhor que o cinema para isso?”. Ela finaliza o raciocínio: “daí que, depois de três coleções pensadas em questões estritamente relacionadas à preservação planetária e ao empoderamento da mulher, escolhemos dessa vez trazer a emancipação feminina sob a epiderme do bom humor e paixão. Afinal, nossas peças e formas brincam com o colorido dos adereços usados por essas atrizes espetacularmente donas de si, dentro e fora das telas, naqueles anos.”

Foto: Ricardo Penna

A diretora comercial Sandra Chilaze comenta sobre a nova linha. “A sustentabilidade faz parte do nosso DNA no dia a dia, nos processos de produção das peças, no fomento junto às comunidades de artesãos, nas técnicas de reuso e no aproveitamento de materiais orgânicos não poluentes. Essa é mesmo a nossa rotina. Então, não precisamos falar disso o tempo todo. Podemos enveredar por outros assuntos, já que qualquer temática selecionada vai ser
desenvolvida dentro desses princípios limpos.”

Foto: Ricardo Penna

No radar, os colares, brincos, aneis e pulseiras de bolas que viraram best-sellers na coleção anterior agora se desdobram em novas criações que evocam os adornos que marcaram os anos 1940, como os babilaques e maxi colares de Carmen Miranda, aliás, a primeira mulher a fazer uso não-bélico do acrílico nos saltos de sandálias-plataforma.

Foto: Ricardo Penna

Como pesquisa, as formas destinadas pelos criadores da época aos primeiros plásticos usados em acessórios, como a baquelita, solução divertida para decorar colos, braços e dedos femininos numa era igualmente caracterizada pelo racionamento, como agora. Com um detalhe: ao invés daquelas pesadíssimas matérias-primas poluentes, que tal recriar essa atmosfera chique retrô através da levíssima resina produzida no Atelier Chilaze sem descarte, manualmente confecionada sem resíduos ou prejuízo ao meio-ambiente?

Foto: Ricardo Penna

No destaque, bolsas em marcheteria com madeira de reflorestamento e resina, inclusive aquelas inspiradas nas obras de artistas plásticos brasileiros cujo colorido flerta com o technicolor: Eduardo Sued e Beatriz Milhazes. Para completar, novos modelos de bolsas e clutches em palha colorida com debruns contrastantes, com galões e barbicaches em padronagens neo-astecas, porta-celulares em crochê, correntinhas para máscaras, novas cores e formas de colares de elos e a ampliação da linha de pulseiras, além do homewear da marca, puro must have: cestaria, bowls, gamelas, sous-plats, descansos de mesa, luminárias, leques decorativos, tapetes, bandejas, boleiras e banquinhos em mix de pintura à mão e adereçamento com linha naturais e cordas de garrafa pet.

Foto: Ricardo Penna

SERVIÇO

Ficha técnica:
Direção de estilo: Claudia Chilaze
Direção criativa, styling e cenografia: Alexandre Schnabl para Scena Lúdica
Fotografia: Ricardo Penna
Beleza: Adriana De Bossens
Modelos: Caroline Francischini (JOY) e Matheus Pereira (Front)
Produção de moda: Caio Nietzsche
Fashion film: Celso Fontinelle para Insonia
Onde encontrar: Flagship – Rua Visconde de Pirajá, 547/202 – Ipanema – cel (21) 99528-2760
Centro: Av. Senhor dos Passos, 197 – tel (21) 2509-0092 / cel (21) 98458-9263

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