View of Rio de Janeiro, a partir de Thomas Ender, artista Vik Muniz - Galeria Nara Roesler.

ArtRio confirma sua 11ª edição para setembro

Em 2021, a ArtRio chega a sua 11ª edição e acontece entre os dias 8 e 12 de setembro. Seguindo o modelo de sucesso realizado no ano passado, a feira terá edição presencial, na Marina da Glória, e também formato virtual dentro da plataforma ArtRio.com. O evento já tem 56 galerias confirmadas.

“Em 2020, conseguimos fazer um evento totalmente adequado e seguro para o momento que estávamos vivendo. Uma série de medidas foram tomadas e tivemos total cooperação de todos os envolvidos. Foi um marco na retomada do mercado presencial do segmento de arte e alcançamos um número de vendas 20% superior a 2019. Agora em 2021, com os bons resultados alcançados pelo plano de vacinação da cidade do Rio de Janeiro, e também de todo o país, estamos ainda mais confiantes”, reforça Brenda Valansi, presidente da ArtRio.

Untitled Artista Marina Simão Galeria Mendes Wood DM.

A ArtRio tem um forte compromisso com a divulgação da arte brasileira, do trabalho de galerias e artistas. Ao logo do último ano, a ArtRio atuou de forma incessante na comunicação de notícias relacionadas ao mundo da arte, com a produção de um rico conteúdo publicado em seu site, cobertura de eventos como exposições e mostras, e forte atuação nas redes sociais.

“Ter eventos presenciais é de extrema importância nesse segmento, onde valorizamos muito ver a obra de perto, conversar com o artista, e estimular diferentes emoções. Ao mesmo tempo, foi um período que entendemos melhor o alcance, a dimensão e as inúmeras possiblidades da atuação digital. A ArtRio online recebeu em uma semana, em 2020, mais de 300 mil pageviews, incluindo visitantes de Estados Unidos, Reino Unido, França, Espanha e Portugal. Foi possível, ainda, ter uma extensa agenda de debates e visitas guiadas online, com a participação de grandes nomes como Ai Wei Wei, Beatriz Milhazes e Ella Cisneros”, completa Brenda Valansi.

Baleares Artista Daniel Mattar Galeria Marcia Barrozo do Amaral.

As galerias participantes do evento em 2021 foram selecionadas pelo Comitê Curatorial, formado pelos galeristas Alexandre Roesler (Galeria Nara Roesler), Antonia Bergamin (antes diretora da Galeria Bergamin & Gomide), Filipe Masini e Eduardo Masini (Galeria Athena), Gustavo Rebello (Gustavo Rebello Arte), e Juliana Cintra (Silvia Cintra + Box 4).

As galerias estão divididas em dois programas: Panorama, com a participação de galerias com atuação estabelecida no mercado de arte moderna e contemporânea, e Vista, dedicado às galerias mais jovens, com até 10 anos de existência, contando com projetos expositivos desenvolvidos exclusivamente para a feira.

Cold Light Field Artista Jan Kálab Galeria Movimento.

Para o evento presencial, ocupando o pavilhão principal da Marina da Gloria, a ArtRio seguirá todos os protocolos de segurança indicados pelos órgãos competentes, incluindo a exigência do uso de máscara, a disponibilização de álcool gel e o distanciamento social. O número de visitantes também será limitado, com indicação de horário de entrada e tempo de permanência.

ArtRio Online

Physichromie 1935 Artista Cruz-Diez – Galeria Ipanema.

A plataforma online da ArtRio vai transmitir toda a agenda de palestras, conversas entre artistas e curadores e visitas guiadas a coleções e ateliês. Também será possível fazer a visita virtual aos estandes das galerias participantes, vendo a seleção de obras e falando diretamente com os galeristas.

A ArtRio foi a primeira feira de arte do mundo a lançar, ainda em 2018, um marketplace para venda online.

Segundo o relatório “The Art Market 2021 — Art Basel and UBS”, a pandemia alavancou a venda de arte nas plataformas online. Com a maioria das feiras presenciais suspensas e muitas galerias fechadas no mundo inteiro, a venda online representou 25% do total negociado no mercado em 2020. As vendas pela internet somaram US$ 12,4 bilhões, dobrando o valor registrado em 2019.

ArtRio 2021

A língua como um estandarte – Artista André Vargas Portas – Vila Seca Galeria.

A Artrio 2021 tem patrocínio da XP Investimentos, com apoio da Aliansce Sonae, Rio Galeão, Movida, Ambev, Osklen, Petra Gold, Paco Rabanne e Estácio. Hotéis Windsor, com o Miramar Hotel, é a rede oficial do evento e o Shopping Leblon é o shopping oficial.

O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e da Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo.

Leia também:

MAM apresenta mostra ‘Rio desaparecido’

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *