Adalgisa com o livro que herdou de seu avô (Foto: Isabela Apolinário)

Adalgisa Campos da Silva lança livro em Ipanema

Uma vida mais simples e leve começa pelo que comemos. Com esse propósito, a escritora, tradutora e chef de cozinha – ou chef da própria cozinha, como ela mesma se define – Adalgisa Campos da Silva lança o livro Saborosa Leveza, pela editora Lacre, no dia 23 de outubro, sábado, às 17h, na Livraria Argumento, em Ipanema. A obra reúne receitas ideais para quem gosta de comer e queira se manter em forma, assinadas pela própria escritora desde 1993, quando iniciou o projeto. “Comecei o livro em 1993, quando passei a cozinhar com mais frequência em minha casa de Cabo Frio, aproveitando peixes maravilhosos do local. Retomei-o quando fiz curso de gastronomia, mas também não o levei adiante. Somente na pandemia pus mãos à obra para finalizá-lo”, conta Adalgisa.

A simplicidade reina nas páginas do livro, que revelam ainda um pouco da vida da escritora que convivia com a gastronomia desde a infância, quando se encantava com as habilidades de seu avô Albertinho na cozinha, um verdadeiro cordon bleu, como ela mesma o intitula. “Eu diria que a principal característica do livro é a simplicidade. Não se trata de um livro de receitas ou um manual de como emagrecer, mas uma filosofia alimentar, contando a história da minha atitude presente em relação ao alimento”, revela a escritora.

Acostumada a traduzir títulos como Kamala Herris, de Dan Morrain; Carrie a Estranha, de Stephen King; Cinquenta Tons de Cinza, de E. L. James; Depois de Você, de Jojo Moyes; Pequenas Grandes Mentiras, de Liane Moriarty; entre tantas outras, o livro Saborosa Leveza é a primeira obra publicada por Adalgisa, que lançou em 2020 de maneira independente, “Uma Correspondência”, que trata das correspondências trocadas entre ela e o poeta Carlos Drummond de Andrade, no período de 1973 a 1984.

Além das receitas, o livro Saborosa Leveza aborda temas como o machismo estrutural nas cozinhas, alimentação equilibrada, experiências vividas pela própria escritora e, é claro, fotos de pratos que vão abrir o apetite de gourmands e gourmets, registradas por um dos nomes mais conhecidos da nova geração da fotografia, Isabela Apolinário.

Além das receitas, o livro Saborosa Leveza aborda temas como o machismo estrutural nas cozinhas, alimentação equilibrada, experiências vividas pela própria escritora – como um episódio com o lendário chef francês Paul Bocuse, durante sua visita ao Rio de Janeiro, no restaurante Collonges au Mont d’Or, no Hotel Méridien – e, é claro, fotos de pratos que vão abrir o apetite de gourmands e gourmets, registradas por um dos nomes mais conhecidos da nova geração da fotografia, Isabela Apolinário.

Serviço

Lançamento do livro “Saborosa Leveza”

Valor do livro: R$ 70,00

Quando: dia 23 de outubro, sábado, às 17h.

Onde: Livraria Argumento, rua Dias Ferreira, 417, Leblon, Rio de Janeiro – RJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *