Foto: Pixabay

4 dicas para combater a retenção de líquido

Quem sofre com inchaço e retenção de líquido sabe bem que os sintomas aparecem nos períodos de altas temperaturas. Apesar dessas características acontecerem de forma comum nas mulheres e contribuírem para o inchaço da barriga e surgimento de celulites, as altas temperaturas também são inimigas da circulação sanguínea de qualquer pessoa, pois provocam acúmulo de líquido e aumentam a retenção.

“Para diminuir o inchaço devemos mudar alguns hábitos, como ter uma alimentação balanceada com verduras e alimentos ricos em potássio, beber bastante água, chás que possuem a função diurética como os de hibiscos e verdes, além de realizar procedimentos estéticos”, explicou a biomédica do Reiki Instituto de Beleza, Kelten Martins de Souza.

O tratamento para combater o excesso de líquido no corpo pode ser feito de forma natural, através da alimentação, com a ajuda e procedimentos estéticos e, em casos mais graves, com remédios indicados por um médico.

Mas, afinal, o que podemos fazer para evitar a retenção líquida? A biomédica Ketlen Martins de Souza, do Reiki Instituto de Beleza, e outros especialistas trazem quatro dicas para ajudar.

 

1- Tenha cuidado com a sua alimentação

“É importante incluir com frequência as frutas em seu cardápio, as verduras e os alimentos ricos em potássio como batata, feijão, abóbora, abacate, banana, mamão e damascos secos”, explicou a biomédica Ketlen Martins.

2- Faça exercícios físicos

Praticar exercícios físicos no seu dia a dia é um dos cuidados indispensáveis. De acordo com Tamara Borges, Health Coach da Pulse Nutrition, ingerir bastante líquido também é importante. “Praticar exercícios físicos é uma forma natural de desinchar o corpo,  pois contribui para uma vida mais saudável e até para o processo de emagrecimento. Beber água, pelo menos 2 litros por dia, é essencial.”

Imagem de Mabel Amber, por Pixabay,

3- Faça drenagem linfática

“A drenagem linfática é um dos procedimentos mais conhecidos no combate à retenção de líquidos, além de ser essencial no pós-operatório das cirurgias plásticas. Baseada em um método de massagem altamente especializado, a drenagem linfática manual melhora a circulação, a oxigenação dos tecidos, e é uma ótima estratégia para eliminar o excesso de líquidos”, conclui a biomédica do Reiki Instituto de Beleza. Vale ressaltar que o procedimento pode ser realizado em clínicas de estética especializadas, entre 3 e 5 vezes por semana.

4- Tome suplementos naturais diuréticos

Os remédios devem ser usados somente quando prescritos pelo médico. Mas, é importante lembrar que existem suplementos naturais e chás diuréticos que auxiliam naturalmente no combate à retenção de líquidos, sem trazer nenhum tipo de prejuízo para a saúde.

“Existem compostos naturais de chá, como o X-Diu, que é um suplemento 100% natural com base nos chás de hibiscos, carqueja e verde. Também existem chás naturais como o Chánical, que têm a função de combater a retenção de líquido no organismo. Além disso, ambos os produtos são antioxidantes, reduzem o inchaço, são anti-inflamatórios, auxiliam na digestão, entre outros benefícios. Procure uma loja de suplementos naturais e peça orientação sobre os produtos.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *