Foto: Pixabay

Durante a pandemia causada pelo coronavírus, a máscara facial tornou-se indispensável. Em algumas pessoas, o uso constante do novo acessório pode abafar a pele e aumentar a oleosidade, colaborando para o surgimento de acne. Porém, a proteção é de extrema importância, portanto, nada de abandonar ou evitar a máscara. Carolina Salomão, esteticista do Lach - Laboratório e Clínica, no Jardim Botânico, traz algumas dicas para manter a sua pele linda e saudável, mesmo utilizando um pano para se proteger do vírus. 

1 - Para vestir a máscara

É importante estar com as mãos limpas e o rosto bem cuidado (lavar, secar bem e hidratar). Não toque na parte frontal da máscara, nem fique passando a mão no rosto. Elas costumam levar impurezas e podem piorar a oleosidade.

2- Não use make por baixo

Primeiro, para não sujar e, segundo, para não engordurar. As maquiagens, em geral, têm um pouco de gordura, mesmo as de toque seco. Além disso, os resíduos da maquiagem ficam presos na trama da máscara, prejudicando a filtragem de partículas do ar, podendo comprometer a capacidade de reter bactérias e vírus, inclusive o próprio coronavírus. Também pode causar irritações, aumentar a oleosidade cutânea, favorecer o surgimento de acne, dermatite e até exacerbar a rosácea. Por isso, use a máscara com a pele limpa, sem maquiagem, independentemente de ser base, pó, blush ou batom.

3- Escolha a máscara ideal

Máscaras cirúrgicas e de EPI são para profissionais de saúde. Para exposição social, o ideal é optar pelas de algodão, sem tingimento e lavadas separadamente com sabão neutro ou sabão de coco. Isso evita alergias e irritações por atrito da pele com o tecido.

4 - Ao retirar a máscara, tenha cuidado

Lave o rosto com sabonete facial e use um tônico, ambos específicos para o seu tipo de pele e não deixe de hidratá-la. Mesmo para as peles oleosas, existem hidratantes seborreguladores. Para evitar ainda mais sensibilidade, dê uma pausa nos esfoliantes e produtos muito abrasivos. No lugar deles, invista em fórmulas ricas em ativos restauradores e calmante, com as ceramidas e vitamina E.

5 - Em casa, reforce os cuidados com a pele

Lavar, tonificar e hidratar com produtos adequados à sua pele, duas vezes ao dia, é importante mesmo que você não saia de casa. Evite lavar o rosto com água quente, etanol ou produtos irritantes.

6 - Cuidados com a máscara são importantes 

Além de lavar separadamente, é essencial retirar totalmente o produto usado para higienizar o tecido. Enxague bem e, em seguida, use um sabão neutro, glicerinado ou de coco. Resíduos de alvejantes ou desinfetantes podem levar a irritações, alergias e dermatites.

7- Cuida do seu bem estar mental

Lembre-se que o estresse pode provocar alterações na pele.

Carolina Salomão (Foto: Divulgação)

 

Leia: COVID-19 na gravidez - saiba o que fazer para proteger o bebê