Adriana Lira (Foto: Divulgação)

A professora de Educação Física Adriana Lira, especializada em Fisiologia do Exercício, formada pelo Perform Better, em Boston, e em Yoga Vinyasa, lançou seu Programa de Condicionamento Integrado, que reúne o melhor do treinamento funcional, do Pilates e da Yoga em um mesmo plano de exercícios. O método, que conquistou artistas como a atriz Mônica Martelli, é focado na criação do hábito, em sua manutenção e na consciência corporal. Mas não se trata de algo holístico. Segundo a criadora, é treino físico mesmo. Apesar de contar com atividades meditativas e liberação miofascial, para relaxar e alongar os músculos, trabalha força e o sistema cardiovascular de forma intensa, com o objetivo de se atingir a potência do corpo.

“Nossa energia vai para onde está a nossa atenção. Quando respiramos profundamente, além de termos ganhos funcionais e estruturais, diminuímos a velocidade da mente. Se isso não acontece, a caixa torácica não se expande, as costelas enrijecem e a coluna se torna deficiente,” diz a professora.

O programa surgiu da necessidade de Adriana aplicar fundamentos importantes para a conexão entre corpo e mente no conceito de performance física. Criado a partir dos mais de 20 anos de experiência da também professora de Pilates, ele tem muito em comum com o modelo biopsicossocial da medicina, que considera aspectos biológicos, psicológicos e sociais na evolução da saúde e das doenças.

Logo, as aulas privilegiam tanto a força quanto a reprogramação da respiração diafragmática. De acordo com Adriana, o exercício do diafragma, ensinado em seu método, faz mais do que relaxar, auxiliar na mobilidade e estabilizar os movimentos e a coluna. Ele leva à atenção plena essencial para se concentrar na prática e na rotina, conquistar o equilíbrio, a resiliência e, consequentemente, atingir os resultados desejados.

Adriana Lira (Foto: Divulgação)

Adriana atende grupos de, no máximo, quatro alunos, nos estúdios Balans, no Leblon, e Power House, no Jardim Botânico, dos quais é sócia. As aulas acontecem três vezes por semana, mas ela recomenda tarefas cognitivas em casa. Por isso, todos que aderem ao método, recebem um kit com materiais para se exercitar fora.

Outra particularidade é a interação social. Os alunos frequentam, periodicamente, encontros temáticos, chamados de Vivências. Durante essas confraternizações, eles tomam café da manhã, aprendem atividades diferentes e participam de bate-papos. O último encontro aconteceu em dezembro de 2019, na Gávea. A programação contou com aula de defesa pessoal, meditação e palestras sobre jejum intermitente e consumo consciente.

Informações sobre o Programa de Condicionamento Integrado Adriana Lira podem ser adquiridas através do telefone (21) 98883-9043.

 

Leia: Conforto e luxo: Conheça quatro novidades do mercado do sono