Madonna não nega nem confirma procedimento estético no bumbum. Foto: divulgação

Durante uma aparição surpresa em um clube de Nova York no réveillon, Madonna deixou fãs e a imprensa internacional desconfiados de que teria realizado procedimentos estéticos no bumbum. Ela se manifestou sobre o assunto nas redes sociais, mas não chegou a negar nem confirmar, afirmando apenas que se sentia no direito "de mexer livremente no corpo como todo mundo". Ainda assim, a questão deu o que falar e colocou em debate as intervenções estéticas na terceira idade. 

A cirurgiã Renata Wanick explica que não há uma idade limite para fazer cirurgias plásticas, mas ressalta que a condição clínica do paciente precisa ser cuidadosamente investigada, o que será determinante na hora de decidir pela realização ou não de procedimentos.

 “Quanto maior a idade, maior a chance desse paciente já apresentar outras doenças, como hipertensão e diabetes, por exemplo. Portanto, deve haver uma boa investigação e controle do risco nesses casos,” explica a médica.

De acordo com o cirurgião plástico Felipe Magno, os procedimentos mais comuns nessa faixa etária são os de rejuvenescimento facial, entre eles o lifting de face ou blefaroplastia (cirurgia das pálpebras).

"A restrição de cirurgia ocorre quando há risco para o procedimento, como as doenças cardiovasculares", diz Magno. 

Abaixo, o vídeo da aparição de Madonna em NY.