Coleção Great Characters James Dean. Foto: divulgação

Uma das maiores lendas do cinema de todos os tempos, James Dean teve uma carreira meteórica, com interpretações cultuadas até hoje e estilo que continua influenciando gerações. Morto precocemente aos 24 anos, o ator norte-americano acaba de ganhar uma homenagem da Montblanc, que criou uma luxuosa edição limitada de canetas e acessórios inspirados na vida e na obra do artista. Os lançamentos fazem parte da coleção Great Characters, criada para celebrar líderes e personagens que são ícones em seus segmentos. John F. Kennedy, Leonardo, Andy Warhol, os Beatles e Miles Davis já foram homenageados.  

Todos os itens exploram o vermelho, em referência à cor da jaqueta usada pelo ator em "Juventude Transviada", filme que também influenciou o design em forma de faca, uma alusão à clássica cena de luta de faca envolvendo o personagem Jim Stark. O padrão, por sua vez, evoca a estrutura do jeans, uma peça frequentemente usada pelo astro nas produções.

Criada nas versões caneta-tinteiro, rollerball e esferográfica, a edição comemora o terceiro e último filme de James Dean, "Assim Caminha a Humanidade", com a forma do clipe revestido de rutênio como uma referência à arma que seu personagem, Jett Rink, carregava nos ombros, em uma de suas passagens mais famosas do longa. A incrustação na tampa é inspirada na forma de uma bala.

Coleção Great Characters James Dean. Foto: divulgação

Uma das versões do instrumento de escrita tem gravada na tampa, em inglês, uma frase emblemática do personagem Cal de "Vidas Amargas": "Sonhe como se você fosse viver para sempre. Viva como se você morresse hoje".

Dean viveu sua vida no limite, adorava velocidade e automobilismo, sonhando em um dia ser piloto de um Grande Prêmio. Foi em seu Porsche 550 Spyder que conheceu a morte prematura, em 1955. A pena artesanal de ouro Au 585 revestida em ródio está gravada com uma bandeira de corrida. O anel gravado no corpo fornece a posição geográfica da James Dean Memorial Junction, onde ele morreu.

A coleção é limitada a 99 peças, em referência ao ano de 1999, quando o American Film Institute classificou o artista como um dos maiores astros de cinema da Era de Ouro de Hollywood.

Coleção Great Characters James Dean. Foto: divulgação