Oskar Metsavaht, criador da Osklen, participa do painel 'Moda e clima - porque não existe planeta B'.

O Rio Ethical Fashion (REF), fórum internacional de moda e sustentabilidade que reuniu nomes de peso do segmento no ano passado, está de volta, agora em formato digital. Orsola de Castro, fundadora do movimento Fashion Revolution, Livia Firth, ativista ambiental e fundadora da Eco-Age, Clare Press, jornalista e autora, Andrea Rosso, da Diesel, e Simone Cipriani, porta-voz das Nações Unidas e criadora do Ethical Fashion Initiative, estão no time de especialistas internacionais que comandarão as palestras sobre o movimento de transformação do mundo através da moda. O primeiro lote de ingressos, que dá acesso à programação completa, totalmente on-line e exclusiva, já está à venda no site do REF. 

No dia 23 de outubro, às 18h, acontece o lançamento do REF 2020 através do painel aberto e gratuito “Moda e clima - porque não existe planeta B", com os convidados Sergio Leitão, do Instituto Escolhas, Oskar Metsavaht, criador da Osklen, François-Ghislain Morrilion, cofundador da VERT, Taíse Beduschi, gerente de sustentabilidade da Malwee, e Lara Iwanicki, da Oceana. O bloco será mediado por Andréia Coutinho, especialista em justiça climática no Instituto Alana. Esta é uma colaboração com a Lab Moda Sustentável e a Conferência Brasileira de Mudança do Clima.

“Nomes reconhecidos internacionalmente na indústria estarão reunidos para debater, criar parcerias e difundir os valores da sustentabilidade na moda e suas vertentes culturais e socioeconômicas no Brasil e no mundo. Queremos colocar o Brasil na rota da discussão internacional, trazendo o olhar de fora para nossas potencialidades criativas e criando novas oportunidades para a nossa indústria”, diz Yamê Reis, da Moda Verde, que assina a idealização e a realização do REF.

Clare Press, jornalista e autora, marca presença no Rio Ethical Fashion 2020.

“O formato on-line deu alcance maior ao evento, com a possibilidade de atrair público e um maior número de palestrantes que talvez não tivessem como se deslocar caso os encontros fossem presenciais”, afirma Lilly Clark, coordenadora geral do fórum.

A plataforma do fórum terá 19 debates, sendo 30 palestrantes internacionais e 20 nacionais em painéis inéditos, fashion films e webinars temáticos transmitidas durante o mês de novembro. A compra do ingresso dará acesso, por meio de um link individual e personalizado, a todo o material dos encontros, com legendas automáticas traduzidas para todos os idiomas.

O Fashion Revolution encerra a programação do REF com a terceira edição do Índice de Transparência da Moda Brasil, relatório desenvolvido pela organização, em transmissão ao vivo pelos canais do Youtube do REF e FR, que indica em que medida grandes marcas da indústria estão divulgando publicamente suas informações em prol de uma maior prestação de contas. A atividade será guiada por Eloisa Artuso, diretora educacional do Fashion Revolution.

O Rio Ethical Fashion tem patrocínio do SEBRAE, apoio do Consulado Geral dos Países Baixos e do Instituto E, e apoio acadêmico do Istituto Europeo di Design (IED).

Andrea Rosso da Diesel é um dos confirmados nesta edição.

SERVIÇO

REF – Rio Ethical Fashion

De 30 de outubro a 30 de novembro

Ingressos à venda pelo site www.rioethicalfashion.com.

 

Leia: Chanel apresenta suas novas mini bags durante desfile em Paris