Sandra Tollentino (Foto: Divulgação)

O consumo consciente ganhou força durante o período de pandemia e os termos sustentabilidade, reúso e economia circular passaram a fazer parte das nossas conversas diárias. Na moda, este movimento não é diferente e as pessoas decidiram trazer o minimalismo para os seus closets. "O isolamento nos mostrou quão pouco precisamos e tem nos ensinado a comprar com propósito. Falamos de peças duráveis, slow fashion. Não podemos fechar os olhos para as mudanças urgentes que o planeta tanto precisa", diz a consultora de moda e estilo Sandra Tollentino, que nos traz dicas essenciais de como montar um armário cápsula e evitar o acúmulo de peças que não são usadas.

O conceito de armário cápsula surgiu em 1970, quando a estilista Susie Faux elaborou a ideia de armário composto por poucos itens essenciais, atemporais e que combinassem entre si. "Costumo dizer que na consultoria de imagem acabamos por exercitar essa tendência, pois o processo do closet cleaning traz uma reflexão sobre o quanto temos e quão pouco usamos", diz Sandra Tollentino.

Pedir ajuda a uma consultora de imagem é o primeiro passo para evitar o acúmulo de peças no seu guarda-roupas, pois você saberá exatamente quais são as combinações necessárias para usar no dia a dia. "Quando você compra em excesso, você perde o controle do que tem e entra no ciclo de uma 'necessidade' que não existe. Quantas vezes já repetiu a famosa frase 'não tenho roupa' com um armário cheio?", diz a consultora.

"Uma boa dica é ter bases neutras, atemporais, e completar com acessórios como terceira peça, lenços, entre outros. Assim, você não precisa ser vítima da moda e terá produtos de qualidade para usar o ano inteiro. Esses valores proporcionam um exercício da criatividade na hora de se vestir e um cuidado maior com as peças, como a forma de guardar, lavar e etc", diz Tollentino.

Imagem de JamesDeMers por Pixabay

A consultora de moda e estilo Sandra Tollentino também já contou para o Deloox como se faz uma análise cromática para identificar as cores que combinam com a personalidade de cada um. Você pode acessar a matéria através deste link