Sandra Tollentino - Consultora de Moda e Estilo (Foto: Divulgação)

O seu visual é a sua marca registrada. Já parou pra pensar se você realmente consegue mostrar a própria personalidade através dos looks que escolhe? Graças a uma técnica de análise cromática, ficou mais fácil criar combinações de acordo com o estilo de vida de cada um. 

O primeiro estudo foi realizado pelo artista e professor da escola Bauhaus Johannes Itten, ao perceber a frequência em que as pessoas escolhiam as suas cores complementares. Mas, foi em 1981 que a teoria se tornou popular através do livro “Color Me Beautiful”, escrito por Carole Jackson. No Brasil, a obra ganhou o nome de "Método Sazonal".

Quer saber tudo sobre esse universo? Então, veja o que a consultora de estilo Sandra Tollentino nos contou sobre o tema.

Como é feita a avaliação?

Durante a avaliação, observamos o efeito da cor no tom de pele, dos olhos e do cabelo. Escolhemos as cores que mais realçam e que tenham as mesmas qualidades da coloração pessoal da cliente. As melhores cores irão iluminar o rosto, suavizar a textura e equilibrar os traços. A diferença pode ser percebida durante as etapas. Se forem feitas escolhas diferentes do colorido pessoal, a aparência ficará mais cansada e pálida.

Após descobrir a cartela de cores, as pessoas devem apostar somente nesta seleção quando for se vestir?

Saber sua cartela de cores não é um processo limitador, pelo contrário, vai expandir sua percepção daquilo que melhor funciona para você, tornando suas escolhas e compras mais assertivas. É mais do que apenas descobrir suas cores “certas” e sim sobre autoconhecimento e autoestima.

A técnica poderá identificar que o seu colorido é condizente com uma das doze variações do Método Sazonal Expandido. No meu caso, por exemplo, a cartela é Outono Quente. O que predomina na minha coloração é a temperatura, então, o que funciona melhor pra mim são as cores quentes como vermelho, laranja e etc. As variações para outono seriam Suave ou Outono Escuro.

E como saber se a combinação de cores da cartela personalizada vai funcionar no look?

Após a análise, a cliente recebe todas as orientações necessárias sobre sua cartela de cores, assim como coordená-las entre si, os melhores tons para acessórios e sugestões sobre o tom de cabelo, caso a cliente faça alguma coloração. É um trabalho extremamente individualizado e personalizado.

Vale lembrar que a análise cromática é um serviço que faz parte do processo da consultoria de imagem. Poderá ser contratado individualmente ou pelo pacote que contempla identificação do estilo pessoal, análise cromática, avaliação do closet, personal shopping e produção de looks.

Você acredita que esta análise possa ir além do "ser fashion" e contribuir no estilo de vida das pessoas? De que forma?

Ter uma imagem condizente com sua personalidade, vivências e individualidade é extremamente importante para o seu posicionamento pessoal e profissional, assim como para a forma de se comunicar. Já parou pra pensar como você está se comunicando? Sua imagem está coerente com o que deseja passar? As pessoas formam uma primeira impressão em relação às outras em apenas 15 segundos, em uma escala de importância. De acordo com os especialistas, 55% dessa percepção está ligada à comunicação visual e apenas 7% à comunicação verbal.

Faça a sua análise cromática

As combinações complementares acontecem quando utilizamos as cores que ficam opostas no círculo cromático e transmitem uma mensagem de informalidade e criatividade. Agora que você já sabe como tudo funciona, vamos de #printcolors.

Tire um print do círculo cromático abaixo e veja quais combinações vão sair para você.  

Agora, veja quais são as mensagens universais que cada combinação de cores transmite.

Rosa – Cor universal do amor. Personalidade quieta e refinada.

Verde – Personalidade amigável. Pessoas responsáveis e leais.

Vermelho – Personalidade ativa, corajosa. Cor preferida de quem é extrovertida e impulsiva.

Laranja - Personalidade sociável, divertida. Pessoas que gostam de organizar e participar de enventos.

Azul - Personalidade comunicativa, racional e inspiradora. Pessoas dedicadas a altos ideais.

Amarelo - Personalidade criativa, extrovertida e alegre. Cor associada ao intelecto.

Marinho – Personalidade tradicional e conservadora. Pessoas concentradas no que fazem.

Violeta - Personalidade incomum e exótica. Pessoas que têm consciência forte de si e do seu rumo na vida.