Campanha Tropicycling com Kris Tigre (Foto: Divulgação)

Que tal dar um upgrade nas peças antigas do seu guarda-roupa e sentir conforto ao usá-las novamente? Graças às técnicas de upcycling, atitudes simples e sustentáveis podem dar aquela repaginada no seu visual e sem precisar gastar dinheiro.

Para te deixar por dentro de tudo o que rola neste conceito slow fashion, falamos com quem realmente entende do assunto e separamos algumas dicas de como fazer em casa.

O QUE É?

De acordo com a consultora de moda e estilo Sandra Tollentino, upcycling é "transformar peças sem uso no seu guarda-roupa. Por exemplo, uma calça jeans pode ser transformada em saia ou em jaqueta e ser customizada". Entre as diversas possibilidades, ela revela que uma saia pode virar blusa, camisas sociais podem ser transformadas em vestidos e cápsulas de café podem virar acessórios.

Sandra também comenta que, apesar de sua origem dos anos 90, o conceito vem ganhando força no Brasil há poucos anos. "Os movimentos e mudança de comportamento no consumo da moda acolhem esse processo que reusa, ressignifica, reforma e devolve à sociedade mais do que uma peça. Devolve um compromisso com o futuro, com o meio ambiente, com novos valores e economia circular. Além de permitir que você exerça seu lado criativo, sem regras", diz.

Sandra Tollentino (Foto: Divulgação)

Para a consultora de moda, "o mundo perfeito seria o que não houvesse tanto excesso, principalmente em uma indústria que é considerada a segunda maior poluente do mundo". Ela também menciona como a pandemia nos traz uma lição de como é possível fazer mais com menos: "o consequente isolamento social vem nos mostrando diariamente de que precisamos de pouco. E esse pouco precisa ser durável, precisa ter propósito, respeitar o meio ambiente. A moda upcycling ensina exatamente isso, evitar que mais recursos sejam extraídos da natureza e que a moda pode ser renovada".

COMO FAZER?

Sandra Tollentino contou pra gente - através de um passo-a-passo - como é fácil customizar suas próprias roupas em casa.

Como fazer upcycling?

ONDE ENCONTRAR?

No mês de julho, a designer Erica Rosa vai lançar collab de upcycling chamada Tropicycling, em parceria com o artista plástico Ricardo Pinto. Nessa collab, a dupla aproveitou modelos e tecidos já existentes de coleções e fez com que eles ganhassem cara nova através de pinturas multicoloridas em tinta acrílica. A fundadora da marca que leva seu nome nos contou como surgiu essa ideia.

Erica Rosa (Foto: Divulgação)

"A marca foca no slow fashion e em produção/consumo consciente. Acho fundamental ter essa visão atual. A ideia, na verdade, veio antes mesmo da pandemia e consequentemente da quarentena, que fez com que a produção tivesse uma desaceleração. As vendas online mostraram força e, por isso, resolvemos colocar o projeto em prática. Com clássicos em estoque e sobras de tecidos, o desenvolvimento da Tropicycling foi um caminho muito natural. Sou amiga do Ricardo Pinto e admiro seu trabalho artístico. Foi uma sintonia perfeita", disse a designer.

No mix de peças que compoem a coleção, jaquetas, ternos e macacões em linho fresh, vestidos de seda com golas que lembram Rufos e mangas bufantes bem femininas são alguns dos achados. Para os itens que possuem intervenção artística da pintura, as criações foram feitas em jeans, linho e Neoprene.  

QUAIS MARCAS FAZEM UPCYCLING?

No Brasil

Reformation – Roupas produzidas com tecidos descartáveis de fábricas e reaproveitados de peças vintage (NY e Los Angeles);

Think Blue Upcycled – jeans como protagonista, utiliza matéria prima descartada;

Gabriela Mazepa – garimpa em brechós e transforma para vendê-las. Também cria roupas com tecidos descartados pela indústria têxtil;

Comas São Paulo – resíduo das fábricas têxteis, focada em camisas masculinas; 

Upcyqueen - reconstruindo novas formas de usar a mesma roupa;

Erica Rosa/Ricardo Pinto – roupas de coleções passadas ganharam nova vida com a técnica de upcycling e renovaram as peças com muita cor;

Fora do Brasil

Petit H, do grupo Hermès, que faz upcycling de objetos e até obras de arte. Na faculdade de moda em Londres existe um setor que se dedica ao estudo do conceito de upcycling como o futuro da moda.

Colete Neoprene (Foto: Divulgação)

 * Erica Rosa é designer e diretora-criativa da marca que leva seu nome. Mineira, radicada no RJ, tem atelier na Atlântica, em Copacabana, e faz um trabalho exclusivo com propósito Slow Fashion.

* Sandra Tollentino é mineira radicada no RJ, com formação em Styling, Imagem de Moda e Design em Moda no IED Rio e Styling e Comunicação de Moda IED Florença, além de Fashion Management pelo IBMEC.