Marina Dolabella

O Coletivo ZAAB de Ipanema está de mudança. A loja na Galeria 444 ficou pequena para o projeto, que multiplicou as parcerias e agora reúne 25 marcas. Inaugurado em 2017, na Barra da Tijuca, em poucos meses o Coletivo ganhou sua casa em Ipanema. E em menos de dois anos, o número de marcas participantes mais que dobrou e ele ganha nova casa.

A origem do termo coletivo já diz “que agrupa, junta”. E foi assim, se unindo a outros pequenos produtores de moda de forma orgânica, que Marina Dolabella criou o ZAAB. “Esse formato de varejo é muito comum fora do Brasil. A loja fica muito mais interessante e dinâmica”, explica Marina. Divisão do espaço, custo de baixo risco, além da divulgação da loja por diferentes marcas, fizeram o negócio dar certo.

Coletivo ZAAB (Foto: Divulgação)

Na hora de escolher os participantes, Marina busca sempre marcas complementares mesmo que sejam do mesmo segmento. A curadoria é fiel ao estilo de vida carioca, que tem uma moda descontraída e atemporal, além do cuidado na escolha de marcas com foco em um futuro mais sustentável. A jovem é vegana e usa essa consciência para reposicionar o coletivo. Atualmente, além de roupas, sapatos e acessórios, as pessoas encontrarão também plantas e produtos de skincare.

Para Marina, o espírito é sempre de equipe. “Não é sobre dividir e sim sobre somar forças, ideias e energia”. Além disso, o cliente ganha um ambiente com mais opções e a experiência se torna mais completa em um espaço colaborativo.

Cada marca paga um aluguel de acordo com o espaço e a posição que ocupa dentro da loja. O contrato é trimestral para que ambos (coletivo e marca) possam aprovar a experiência do trabalho em conjunto. Todas devem ainda atender ao manual do expositor estabelecido pela equipe do Coletivo e, após três meses, tanto o Coletivo quanto o expositor podem renovar ou não o contrato.

O novo espaço fica na Rua Henrique Dumont, a uma quadra da praia, e conta com projeto da arquiteta Monica Dolabella, sócia no empreendimento.

Coletivo ZAAB (Foto: Divulgação)