Com que roupa? Peças para se esbaldar como protagonista da folia momesca
Terça-feira 30 Janeiro 2018 / ModaOs looks de carnaval nunca estiveram tão longe do basiquinho. Para ir atrás dos blocos ou a festas temáticas, que exigem algo mais sofisticado, a onda é caprichar nas composições com tudo a que se tem direito, da cabeça aos pés. As marcas já estão sintonizadas com o perfil desse novo público e investem pesado para garantir que os foliões celebrem a temporada cheios de estilo.
É o caso da Farm, que para criar a coleção da folia selecionou figuras emblemáticas do carnaval de rua carioca como colaboradores. Com o vocalista do bloco Amigos da Onça, Tarcisio Cisão, por exemplo, desenvolveu uma fantasia inspirada na exuberância do pavão. O mood tropical, inclusive, é uma das mais fortes pegadas da marca para a ocasião, mas personagens diversos também têm vez, como o dinossauro.
Composições mais despojadas e versáteis são a aposta das labels cariocas Lale e Nidas. A intenção foi criar bodies para usar tanto durante o dia quanto à noite. A Lale ainda traz peças em lurex que podem ser destaque do visual em qualquer época do ano.
Vedetes indiscutíveis deste carnaval, os bodies também ganham proteção UV50+ nos lançamentos da Blih!. As peças vêm com bojo removível.
A Augustana (@augustana_store), de Natalia Paes, convidou a designer Veronica Santiago para uma parceria momesca. O resultado são acessórios de cabeça e maxibrincos que propõem um visual romântico-tropical e usam flores, folhas, borboletas, plumas e tecidos de coleções antigas reutilizados.
Coletivo de marcas de moda criado por Vivi Spitz e Maria Eduarda Rodrigues, a Tertúlia faz uma festa de cores, que também ganham versões metalizadas em tops, bodies e vestidos, para compor o mood fun e jovial de sua coleção. As peças estão disponíveis na loja do shopping Center Icaraí, em Niterói.
Já a BlueMan ambientou suas criações carnavalescas no universo do circo vintage e traz à corte do Rei Momo personagens do picadeiro, como bailarina, palhaço, domadora de leões e trapezista.
A Zinzane, por sua vez, estampa a folia com tucanos, flamingo e dragões. Saias pareôs de lamê, tiaras e brincos dão charme às composições para curtir os bloquinhos.
Quem ainda quiser aproveitar a ocasião para mandar o seu recado pode investir nas cabeças da collab entre Isabela Capeto e o stylist Leo Muqui. Tem a viseira "Cura Gay", a "Suruba de Mulheres" com bonecas, além de uma série tropical com tucanos, araras e quero-quero. A dupla desenvolveu também fantasias com o tema "Chacrete", com bodies, vestidos e camisetões transparentes, super bordados, cheios de plumas e paetês.
As tatuagens temporárias atóxicas da Le Petite Pirate também trazem comunicados anti-caretice, com dizeres como "Free the nipples" e "Proibido proibir". À venda na loja do RIOetc (Largo dos Leões, 81C - Humaitá) e no site www.lepetitpirate.com.
Na Obra Ipanema, três designers expõem acessórios marcantes, desenvolvidos especialmente para os bailes. A chapeleira Barbara Heliodora, Beatriz Carvalhaes e a figurinista Dani Lima usam paetês, plumas e muito brilho em criações nada simples.
O glamour também é a marca dos lançamentos da Martu (21 3874-7537), que traz 70 peças luxuosas, com bordados feitos à mão, vazados, recortes, franjas de seda, aplicações e diferentes comprimentos, além de uma linha inteira feita com fitas do Senhor do Bonfim. A estilista Marta Macedo é a responsável por assinar os looks exclusivos de musas do Bloco da Favorita, incluindo Carol Sampaio, Thaila Ayala e Iza.
Com seu conceito de moda sustentável, a AHLMA, no Leblon, desenhou peças básicas para serem editadas e combinadas ao gosto do usuário. O lookbook da mini coleção foi inspirado nos blocos de rua favoritos do time de criação, como o Boi Tolo, o Bunytos de Corpo e o Viemos do Egito. São bodies, shorts, biquínis asa delta e calças legging feitos em lycra ou nylon recuperados, para serem usados dentro ou fora da folia. A ideia é que, diferentemente do que se pratica, nenhuma peça seja descartada ao fim do carnaval ou precise esperar um ano inteiro dentro do armário para ser usada novamente.
O Cantão também propõe looks que sirvam para além da Quarta-feira de Cinzas. Vestidos e macaquinhos trazem estampas de penas de araras, Iemanjá e havaiana, e sem os arcos de cabeça - que acompanham cada peça - funcionam perfeitamente no dia a dia.
Na Redley, purpurinas, paetês, fitas de tecido, tintas spray, borrachas coloridas e pelúcia surgem numa série customizada de tênis para fazer bonito dos pés à cabeça. Ao todo são seis modelos do famoso IR, carro-chefe da grife, devidamente repaginados no espírito carnavalesco, em formas que lembram carpas, arco-íris e monstros, entre outras. As peças receberam interferências artísticas da equipe de criação. À venda somente pelo site www.redley.com.br.
A Reserva estampa camisetas com 40 expressões bem-humoradas para entrar no ritmo da festa brasileira. "Eu sou o genro que a sua mãe sonhou", "O que acontece no Rio fica no Rio" e "Sou a pessoa amada por três dias" são algumas das opções de frases sugestivas.