Marca holandesa revela coleção de tênis veganos

Terça-feira 28 Julho 2020 / Moda

W3RD Wine Pack (Foto: Reprodução)

Já ouviu falar em tênis vegano? É isso mesmo, você não leu errado. Uma empresa holandesa acaba de anunciar seus três novos tênis feitos de "couro de vinho", que serão lançados ainda este ano.

A novidade é fruto de parceria entre a Mercer Amsterdam, voltada para calçados e acessórios artesanais de luxo e sustentáveis, e Vegea, uma empresa especializada em transformar resíduos de produção de vinho em couro. 

Como parte da coleção primavera/verão 2021, o W3RD Wine Pack foi criado com a mistura de vários materiais naturais, malha feita através de garrafas PET e algas. A ideia é garantir peças macias, 100% sustentáveis e recicláveis. 

A linha vai trazer tênis de quatro cores diferentes e cada um deles será vendido por 294 dólares.

Por: REDAÇÃO DELOOX

Forum e artista visual Verena Smit se unem para collab exclusiva

Quinta-feira 16 Julho 2020 / Moda

Forum - Collab Verena Smit (Foto: Divulgação)

Alinhada com o momento de retomada pós pandemia, a Forum convidou a ilustradora e artista visual Verena Smit para sua segunda collab com a marca. Em 2018, a parceria foi um grande sucesso de vendas e desta vez não será diferente. O talento de Verena vai estampar t-shirts e máscaras com palavras de otimismo, força e coragem, inspiradas nas escritas de Mario Quintana e Cora Coralina, que trazem um pouco de resiliência e fé em seus poemas.

Amplamente conhecida nas redes sociais, a artista foi descoberta pela Gucci em 2015, marca com a qual já fez diversas parcerias até hoje. Desde então, colaborou com muitas outras marcas nacionais e internacionais. Durante a quarentena, Verena deu início a mais um trabalho com a Forum ao desenvolver uma série de conteúdos para o instagram e o resultado foi impressionante. Mais de 260 mil pessoas alcançadas e engajamento espontâneo. 

Forum - Collab Verena Smit (Foto: Divulgação)

A nova collab exclusiva, que faz parte da coleção Stay Positive da Forum, dará continuidade a este projeto grandioso que tem como principal objetivo transmitir mensagens de positividade e reflexão coletiva, além de unir forças. Entre as frases estampadas nas t-shirts estão: “A solução está em nós”, “Somos gigantes”, “A mudança é inevitável” e “Nada separa a gente”, que foram formadas a partir de um jogo de palavras, bem característico do trabalho da Verena. 

Cerca de 1.500 máscaras da coleção serão doadas. “Acho que esse é um momento muito importante de conscientização para o lado do consumo também, de você usar algo que faça sentido, que fale com você, que signifique algo. Vestir uma peça com uma mensagem e abraçar uma causa é um posicionamento social e político também. Acredito que a moda que vai para este caminho da reflexão tem muito o que ganhar daqui pra frente”, reforça a artista. 

A coleção estará disponível nas lojas ainda neste mês.

Forum - Collab Verena Smit (Foto: Divulgação)

Leia: Upcycling: Saiba como fazer e onde comprar peças com este conceito

Por: REDAÇÃO DELOOX

Upcycling: Saiba como fazer e onde comprar peças com este conceito

Terça-feira 14 Julho 2020 / Moda

Campanha Tropicycling com Kris Tigre (Foto: Divulgação)

Que tal dar um upgrade nas peças antigas do seu guarda-roupa e sentir conforto ao usá-las novamente? Graças às técnicas de upcycling, atitudes simples e sustentáveis podem dar aquela repaginada no seu visual e sem precisar gastar dinheiro.

Para te deixar por dentro de tudo o que rola neste conceito slow fashion, falamos com quem realmente entende do assunto e separamos algumas dicas de como fazer em casa.

O QUE É?

De acordo com a consultora de moda e estilo Sandra Tollentino, upcycling é "transformar peças sem uso no seu guarda-roupa. Por exemplo, uma calça jeans pode ser transformada em saia ou em jaqueta e ser customizada". Entre as diversas possibilidades, ela revela que uma saia pode virar blusa, camisas sociais podem ser transformadas em vestidos e cápsulas de café podem virar acessórios.

Sandra também comenta que, apesar de sua origem dos anos 90, o conceito vem ganhando força no Brasil há poucos anos. "Os movimentos e mudança de comportamento no consumo da moda acolhem esse processo que reusa, ressignifica, reforma e devolve à sociedade mais do que uma peça. Devolve um compromisso com o futuro, com o meio ambiente, com novos valores e economia circular. Além de permitir que você exerça seu lado criativo, sem regras", diz.

Sandra Tollentino (Foto: Divulgação)

Para a consultora de moda, "o mundo perfeito seria o que não houvesse tanto excesso, principalmente em uma indústria que é considerada a segunda maior poluente do mundo". Ela também menciona como a pandemia nos traz uma lição de como é possível fazer mais com menos: "o consequente isolamento social vem nos mostrando diariamente de que precisamos de pouco. E esse pouco precisa ser durável, precisa ter propósito, respeitar o meio ambiente. A moda upcycling ensina exatamente isso, evitar que mais recursos sejam extraídos da natureza e que a moda pode ser renovada".

COMO FAZER?

Sandra Tollentino contou pra gente - através de um passo-a-passo - como é fácil customizar suas próprias roupas em casa.

Como fazer upcycling?

ONDE ENCONTRAR?

No mês de julho, a designer Erica Rosa vai lançar collab de upcycling chamada Tropicycling, em parceria com o artista plástico Ricardo Pinto. Nessa collab, a dupla aproveitou modelos e tecidos já existentes de coleções e fez com que eles ganhassem cara nova através de pinturas multicoloridas em tinta acrílica. A fundadora da marca que leva seu nome nos contou como surgiu essa ideia.

Erica Rosa (Foto: Divulgação)

"A marca foca no slow fashion e em produção/consumo consciente. Acho fundamental ter essa visão atual. A ideia, na verdade, veio antes mesmo da pandemia e consequentemente da quarentena, que fez com que a produção tivesse uma desaceleração. As vendas online mostraram força e, por isso, resolvemos colocar o projeto em prática. Com clássicos em estoque e sobras de tecidos, o desenvolvimento da Tropicycling foi um caminho muito natural. Sou amiga do Ricardo Pinto e admiro seu trabalho artístico. Foi uma sintonia perfeita", disse a designer.

No mix de peças que compoem a coleção, jaquetas, ternos e macacões em linho fresh, vestidos de seda com golas que lembram Rufos e mangas bufantes bem femininas são alguns dos achados. Para os itens que possuem intervenção artística da pintura, as criações foram feitas em jeans, linho e Neoprene.  

QUAIS MARCAS FAZEM UPCYCLING?

No Brasil

Reformation – Roupas produzidas com tecidos descartáveis de fábricas e reaproveitados de peças vintage (NY e Los Angeles);

Think Blue Upcycled – jeans como protagonista, utiliza matéria prima descartada;

Gabriela Mazepa – garimpa em brechós e transforma para vendê-las. Também cria roupas com tecidos descartados pela indústria têxtil;

Comas São Paulo – resíduo das fábricas têxteis, focada em camisas masculinas; 

Upcyqueen - reconstruindo novas formas de usar a mesma roupa;

Erica Rosa/Ricardo Pinto – roupas de coleções passadas ganharam nova vida com a técnica de upcycling e renovaram as peças com muita cor;

Fora do Brasil

Petit H, do grupo Hermès, que faz upcycling de objetos e até obras de arte. Na faculdade de moda em Londres existe um setor que se dedica ao estudo do conceito de upcycling como o futuro da moda.

Colete Neoprene (Foto: Divulgação)

 * Erica Rosa é designer e diretora-criativa da marca que leva seu nome. Mineira, radicada no RJ, tem atelier na Atlântica, em Copacabana, e faz um trabalho exclusivo com propósito Slow Fashion.

* Sandra Tollentino é mineira radicada no RJ, com formação em Styling, Imagem de Moda e Design em Moda no IED Rio e Styling e Comunicação de Moda IED Florença, além de Fashion Management pelo IBMEC.

Por: REDAÇÃO DELOOX

Nova escola de moda e arte libera cursos online em pré-abertura

Terça-feira 07 Julho 2020 / Moda

Giovanni Frasson (Foto: Guto Carneiro)

São Paulo vai ganhar uma nova escola livre de moda e arte no segundo semestre, a Dossier Arts and Fashion Education. O projeto foi idealizado por um dos grandes nomes do jornalismo de moda no Brasil, Giovanni Frasson. São mais de 30 anos respirando moda em publicações como Nova, Moda Brasil, Vogue e Frasson Gallery, criação de campanhas e direção de inúmeros desfiles, quatro prêmios de jornalismo, além de lecionar produção de moda na ECA-USP, Anhembi Morumbi e Escola São Paulo. Para a criação da Dossier, ele tem como sócias a diretora artística Alexandra von Bismarck e a diretora de comunicação Livia Oura. 

Em formato escola-atelier, a Dossier tem o objetivo de levar conhecimento crítico em moda, inovação, criatividade, artes e bem-estar, tanto para aprimoramento profissional quanto interessados em explorar novas áreas do conhecimento. A sede física, inicialmente prevista para inaugurar em abril, teve seu calendário revisto em meio à crise de saúde. Com nova data de abertura prevista para setembro de 2020, a instituição lança no mês de julho uma programação especial de cursos 100% online para uma “degustação” das futuras aulas presenciais. 

Serão seis cursos online, com destaque para um tema mais que oportuno: Detox Voice, idealizado para adaptar dicção e tom de voz em tempos de video calls e lives. Os outros cursos dessa fase online são: Mentoria e Leitura de Portfolio com Giovanni Frasson, Criatividade em moda, Criatividade em arte e Inovação. As aulas serão ministradas via plataforma de vídeo conferência Zoom e as inscrições podem ser feitas aqui.

Alexandra von Bismarck, Livia Oura e Giovanni Frasson (Foto: Guto Carneiro)

Leia: MAM Rio celebra seus 65 anos em nova plataforma digital

Por: REDAÇÃO DELOOX

Vans abre sua primeira loja na cidade do Rio

Segunda-feira 06 Julho 2020 / Moda

Vans BarraShopping (Foto: Divulgação)

A Vans, marca original de action sports e ícone global de expressão criativa, acaba de abrir as portas de sua primeira store na cidade do Rio de Janeiro, no BarraShopping.

Com 121 m², a Vans Store BarraShopping traz o conceito atual de varejo global da Vans, com experiências, campanhas e lançamentos da marca que podem ser encontradas nas suas principais lojas ao redor do mundo.

O espaço recebe as principais e mais recentes coleções de tênis, como o novo membro da família UltraRange, o UltraRange EXO, os renomados Classics em inúmeras variações de cores, materiais e execuções, além de coleções de vestuário e acessórios que incorporam o estilo de vida carioca.

A Vans Store BarraShopping conta com a estrutura Enxoval Covid, composta por ações, comunicações e ferramentas que visam garantir a saúde, a segurança e a integridade tanto das equipes das unidades, quanto dos consumidores. Utilização obrigatória de máscaras, controle e limitação do número de clientes, pontos de álcool em gel na loja e distanciamento seguro de 2 metros são algumas das medidas adotadas pela label.

Vans BarraShopping (Foto: Divulgação)

Leia: Galeries Lafayette Haussmann reabre em Paris com medidas de segurança

Por: REDAÇÃO DELOOX