Táxi voador Hyundai Uber (Foto: The Verge)

A Hyundai lançou um conceito de "carro voador" no início de dezembro, que roubou as atenções no evento Consumer Electronics Show 2020, em Las Vegas. Chamado de S-A1, o conceito de transportador totalmente elétrico foi criado em colaboração com a Uber e com a visão de ser operado como um táxi voador para compartilhamento de viagens aéreas.

Alimentado por várias hélices acionadas por motores elétricos, o táxi voador decolaria e aterrissaria na vertical e levaria até quatro passageiros. De acordo com a montadora sul-coreana, os rotores menores movidos a eletricidade produzirão muito menos ruído em comparação aos helicópteros, o que é crucial para o seu sucesso ser usado como táxi voador em áreas urbanas. O veículo terá velocidade de 289 km/h e altitude que pode variar entre 300 a 600 metros. Embora tenha um único piloto operando a aeronave, a idéia é transformá-la em um transportador completamente autônomo. Ele também apresentará um sistema de implantação de pára-quedas, caso o pior aconteça.

Enquanto a Hyundai produz e implanta a aeronave elétrica, a Uber cuidará das operações, sob a marca Uber Elevate. "A Hyundai é nosso primeiro parceiro de veículos com experiência na fabricação de automóveis de passageiros em escala global", disse Eric Allison, chefe da Uber Elevate. “Acreditamos que a Hyundai tenha potencial para fabricar veículos Uber Air a taxas nunca vistas na indústria aeroespacial atual, produzindo aeronaves confiáveis e de alta qualidade em grandes volumes para reduzir os custos de passageiros por viagem", finaliza o executivo.

Hyundai Uber (Foto: The Verge)

 

Leia mais: Dirigível com cabine cinco estrelas levará passageiros ao Polo Norte em 2023