Trama Casa abre endereço em Ipanema

Terça-feira 02 Julho 2019 / Decoração

Margarida Vianna e Carolina Calmon (Foto: André Nazareth)

A Trama Casa inaugura nesta quinta (4) um novo espaço, na Visconde de Pirajá, e deixa o formato de showroom para funcionar como loja, reunindo o que há de mais especial no setor, com uma seleção prêt-à-porter. Além das peças de criação própria, como roupas de cama, cortinas, almofadas e acessórios, o lugar também vai apresentar produtos de marcas parceiras escolhidos com a curadoria de Margarida Vianna e Carolina Calmon, mãe e filha que comandam a empresa.  

Entre as novidades estão as cerâmicas de Deborah Bensusan (Obra Ateliê), caixas e bandejas da Interni, vasos e bowls de madeira maciça da Caule, as louças e ágatas estampadas da Calu Fontes, tábuas e facas de madeira da Casa na Árvore, sabonetes com óleos essenciais da Terral e muito mais. De fabricação própria, a coleção de linhos amaciados e tingidos com tons únicos e as almofadas com acabamentos bordados a mão. E ainda, móveis assinados pelo arquiteto Beto Figueiredo, um dos grandes nomes do mercado brasileiro e parceiro fiel da Trama Casa.

Outras marcas badaladas, cuja parceria com a empresa já é conhecida, também se destacam, como Hunter Douglas, Nani Chinelatto, Stobag (toldos) e a Branco Papel de Parede, com seu portfólio diverso.   

Trama Casa (Foto: André Nazareth)

Por: REDAÇÃO DELOOX

Studio FW abre as portas em Ipanema

Segunda-feira 01 Julho 2019 / Decoração

Foto: Juliano Colodeti, do MCA Estúdio

Nesta terça (2), o Rio vai ganhar um novo espaço de decoração com perfil inusitado. Com 600m² distribuídos em três andares de um edifício localizado no coração de Ipanema, o Studio FW nasce com a proposta de sediar eventos periódicos para troca de conteúdo atual relacionado ao universo da arquitetura, design e decoração.

Palestras com profissionais de renome, workshops, debates, lançamentos de livros e novas coleções de produtos farão parte do calendário, que também estará aberto à moda e gastronomia. De quebra, os visitantes terão acesso a espaços ambientados e acolhedores com atmosfera de casa - como salas de estar e jantar, closets, home theaters e cozinhas - montados com produtos de sete tradicionais marcas cariocas que se complementam: Way Design (mobiliário), Favo (armários e cozinhas) Avanti (tapetes), Vigolucci (iluminação), a Ekko (revestimentos e adornos), a ArteVideo (automação residencial) e Celdom (eletrodomésticos). A implantação do projeto contou com a consultoria e ambientação dos arquitetos Paloma Yamagata, Aldi Flosi e Bruno Rangel.

“Queremos transformar o espaço em uma espécie de centro cultural para discutir novos caminhos do morar e apresentar regularmente novidades relevantes relacionadas ao universo casa. E, além disso, oferecer soluções completas para uma residência, desde os armários e cozinhas até os revestimentos e iluminação, passando pela automação”, explica Pazzini Pazzini, da Way Design.

“A ideia é que o cliente ou visitante possa imaginar aqueles espaços dentro de sua própria residência, desde os revestimentos, móveis, eletrodomésticos, tapetes e luminárias, até a tecnologia de automação. De tempos em tempos, toda a decoração será atualizada, para manter o showroom sempre antenado com as tendências mais recentes em casa e decoração”, completa Jaime Herszenhaut, da Favo.

Foto: Juliano Colodeti, do MCA Estúdio

Por: REDAÇÃO DELOOX

Neo Mint é eleita a cor tendência para a criação de ambientes em 2020

Quarta-feira 26 Junho 2019 / Decoração

Neo mint é a cor tendência na decoração (Foto: Lília Mendel)

Sugerida pela WGSN, um dos maiores escritórios de tendências do mundo, como a cor destaque de 2019, o neo mint deve marcar forte presença na área de decoração. Como seu próprio nome diz, “neon” de novo e “mint” de menta, essa tonalidade de verde caracteriza o desenvolvimento futurista com a natureza e deverá ser utilizada em paredes, estofados, objetos decorativos e até mesmo em revestimentos.

“O verde, independente da tonalidade, sempre acaba remetendo a algo relacionado a natureza. Certamente, por ser apontado como tendência, grandes marcas de materiais industrializados podem acabar lançando materiais nesta tonalidade e vai ser interessante utilizar estes, em objetos ou superfícies mais modernas em projetos mais arrojados e minimalistas, onde a natureza não estará presente de forma literal. É bacana poder criar uma atmosfera utilizando de recursos como cor e textura”, comenta Marina Romeiro, da Mira Studio em parceria com a Help Reformas. Para ela, uma boa dica para criar ambientes é aplicar a cor aos poucos para que as pessoas possam se familiarizar com a novidade e "começar 2020 em grande estilo".

Os profissionais Marina Romeiro & Raphael Assaf mostram como a cor neo mint pode ser aplicada em um quarto para crianças. Veja nas fotos de Lília Mendel.

Para Marina Romeiro, da Mira Studio em parceria com a Help Reformas, uma boa dica é aplicar a cor aos poucos nos ambientes (Foto: Lília Mendel)

Neo mint em quarto para crianças (Foto: Lília Mendel)

Por: REDAÇÃO DELOOX

Espelho 'Dragãozinho' de Sergio Rodrigues ganha mostra em Ipanema

Segunda-feira 18 Março 2019 / Decoração

Exposição com espelhos criados por Sergio Rodrigues ocupa a Luciana Caravello Arte Contemporânea até abril

Uma série inédita de espelhos criados na década de 1960 por Sergio Rodrigues, expoente do design moderno brasileiro, foi transformada em instalação para nova mostra na galeria Luciana Caravello, em Ipanema. A partir de quinta (21), a exposição "O espelho Dragãozinho" apresenta aos entusiastas da obra do icônico artista 30 peças desenvolvidas originalmente para a Oca, loja que marcou a cena cultura da época. Na era das selfies, a ideia é propor uma reflexão, de forma lúdica, sobre a construção da imagem, tema já abordado por Rodrigues em texto na ocasião do lançamento do trabalho. 

“Na nossa sociedade de massas, na sua versão 3.0 do pós-pós-modernismo desse novo milênio, talvez o espelho tenha se tornado apenas um objeto da história da arte, como tantos outros dispositivos de imagem que nos capturavam a existência, como a própria pintura fizera na modernidade. Vivemos todos mergulhados no momento atual, em uma nova revolução sensível, no qual a moldura dos telefones celulares com sua superfície de cristal líquido nos registra em tempo real em microcâmeras, o que gera a revelação imediata de quem somos, onde estamos e como nos vestimos para a vida, a fim de instaurar o espelhamento cotidiano da sociedade numa cultura de selfie”, analisa o curador, Afonso Luz.  

Mostra 'O Espelho Dragãozinho'. Foto: divulgação

Os espelhos, que medem 45cm de diâmetro, são confeccionados em seis madeiras nobres: jacarandá, mogno, conduru, peroba do campo, peroba rosa e imbuia, editados pela Sergio Rodrigues Atelier. Cada uma dessas madeiras possui uma tonalidade distinta, propondo conjuntos diferentes. Até as obras feitas com a mesma madeira foram criadas para serem distintas entre si, já que aparecem com veios variados tornando cada peça única. Um exemplar de época, feito em jacarandá, também estará exposto. 

O nome da obra remete ao espelho da casa da infância de Sergio Rodrigues, no bairro do Flamengo, um espelho retangular que possuía um dragão entalhado em madeira no topo e que é descrito por ele no texto publicado na edição de número 49 da revista Senhor, em 1963. Diferentemente do espelho de sua infância, o Dragãozinho criado por ele na década de 1960 possui o formato arredondado, com uma moldura em madeira, lembrando os porta-retratos que eram pendurados nas paredes das casas de antigamente, com fotos dos membros da família. 

Espelho de imbuia criado por Sergio Rodrigues. Foto: divulgação

A exposição terá ainda um conjunto documental pertencente ao Instituto Sergio Rodrigues, que mostrará um pouco do universo do artista para a criação desta obra. Em uma mesa-vitrine criada pelo próprio Sergio estarão o catálogo original da Oca, com o croqui do espelho, a revista "Senhor", com o texto “O espelho do Dragãozinho”, escrito por ele, e o próprio dragão em madeira, que compunha o espelho de sua infância. 

SERVIÇO

O Espelho Dragãozinho

Luciana Caravello Arte Contemporânea: R. Barão de Jaguaripe, 387, Ipanema, Rio de Janeiro 

Abertura: quinta (21), das 19h às 22h

Exposição: até 13 de abril de 2019

 

Por: REDAÇÃO DELOOX

Criações de Claudia Moreira Salles são destaque no Arquivo Contemporâneo

Quarta-feira 13 Março 2019 / Decoração

Mostra de Claudia Moreira Salles ganha itens que mesclam diferentes materiais na mesma peça. Foto: divulgação

A premiada designer Claudia Moreira Salles será homenageada pelo empresário João Caetano, do Arquivo Contemporâneo, com uma mostra na loja da marca, em Ipanema, que entra em cartaz no próximo dia 19. A comemoração inclui a ocupação do andar térreo com dez das criações mais recentes de Claudia para a fabricante de móveis de luxo Etel e uma nova vitrine assinada por ela.  

"São móveis, luminárias e objetos que mesclam diferentes materiais na mesma peça, como madeira, metal e pedra”, explica a designer. 

Em destaque na vitrine, estará uma nova luminária batizada de Excêntrica, ainda em fase de produção, que terá exibição inédita para os convidados. 

Mesa de centro 'Deslize'. Foto: divulgação

Luminária de mesa 'Cantante'. Foto: divulgação

Centro de mesa que faz parte da exposição. Foto: divulgação

Por: REDAÇÃO DELOOX