Patricia Marinho (Foto: André Nazareth)

O arquiteto Noel Marinho, nascido em 1927, é representante da geração que participou intensamente da época áurea da arquitetura brasileira moderna, a partir dos meados dos anos 50. Sempre teve arte e design como atividades paralelas, com especial interesse pela integração do azulejo e do mosaico nos espaços estéticos de sua arquitetura.

Em 2012, a filha, a arquiteta Patricia Marinho, começou a organizar e catalogar os desenhos arquivados há anos e incentivou Noel a dar continuidade às suas criações. Firmou-se a marca Noel Marinho, e desse universo passa a fazer parte também a tapeçaria, com cores e formas que complementam ambientes ou se traduzem em peças notáveis e singulares.

Agora, no Estúdio Design Noel Marinho, Patricia e a sócia, Manuèle Colas, se servem da conjunção dos inúmeros azulejos, desenhos e pinturas do acervo do arquiteto e artista para, em parceria exclusiva com a Avanti, materializar tapetes divididos em três coleções: coleção 58 (representada pelo modelo guache), coleção 80 (representada pelo modelo colagem) e coleção 2000 (representada pelo modelo tandeta). 

Tapete modelo tandeta com estampa assinada pelo Estúdio Design Noel Marinho (Foto: André Nazareth)

O lançamento desses três tapetes pela Avanti dá novas feições a traços e matizes em tramas que reproduzem as composições de Noel Marinho, simples na sua sofisticação, rítmicas em sua simetria. As composições foram criadas a partir de guaches, recortes e colagens, e passaram aos meios digitais, numa evolução natural. No resgate desse olhar, Noel Marinho é contemporâneo e atual. 

As peças estão à venda na Avanti Tapetes do Casa Shopping (Bloco H - lojas H, I, J).