Base real da mostra será a Casa Modernista, em Higienópolis (Foto: Emiliano Hagge)

No ano passado, quando ocupou o Mosteiro de São Bento, a Modernos Eternos (ME) inovou ao mudar o rumo da bússola das mostras de decoração de São Paulo em direção ao centro da cidade. Em 2020, a ME inova mais uma vez ao anunciar a realização de sua 7ª edição, que será exclusivamente digital.

A base real da mostra e venda é a Casa Modernista da Rua Bahia, em Higienópolis - construção de 90 anos com 4 andares, tombada nas instâncias federal, estadual e municipal, com projeto do ucraniano Gregori Warchavchik -, alugada por um ano para ali serem realizados seis grandes eventos de março a outubro de 2020, inclusive duas edições da Modernos Eternos SP. “Com a pandemia, o projeto foi reduzido (de seis para uma exposição) e adaptado às possibilidades tecnológicas existentes. Surge portanto, tão real quanto possível, em agosto, a 7ª edição da Modernos Eternos SP em edição especial digital, como estão acontecendo também alguns dos mais importantes eventos na Europa e nos EUA”, diz seu curador e sócio-fundador Sergio Zobaran. 

A Modernos Eternos SP cresceu na internet e reúne profissionais não só de SP, mas de 10 estados brasileiros, além de trazer nomes internacionais de Miami, Roma e Wohan, na China. Os arquitetos, designers, paisagistas e artistas plásticos estão desenvolvendo seus projetos em imagens renderizadas que serão reunidas no portal da mostra, desenvolvido pela empresa mineira de tecnologia Revirtua. “O público poderá fazer a Visita Virtual Imersiva 360 de maneira totalmente gratuita”, explica Zobaran. Toda a produção do evento entrou na exigência de ser 100% virtual, ecológico e sustentável, e por isso o processo é exclusivamente desenvolvido com base na tecnologia, desde os contratos até os projetos e a exibição.  

Os profissionais participantes desta 7ª edição foram convidados a seguir o tema do ano: o Modernismo, movimento mais importante que o Brasil já produziu, e fazer nas ambientações um mix&match de peças antigas, modernas e contemporâneas. Assim, trazem para a Modernos Eternos a diversidade da arquitetura de interiores das diferentes regiões do Brasil, cada um com seu estilo, e o apoio das marcas e empresas fornecedoras envolvidas. 

Espaço real da Casa Modernista que será ocupado para a mostra (Foto: Emiliano Hagge)

Leia: Móveis da coleção 2020 by Jader Almeida aterrissam no Rio