Sérgio Matos (Foto: Divulgação)

A Westwing acaba de lançar a coleção "O nome da vez", com peças únicas de dois artistas que se destacam no design contemporâneo brasileiro: Marcelo Rosenbaum e Sérgio Matos. Com objetos inspirados nas belezas naturais do país, a marca reúne itens feitos de capim dourado, uambé e piaçava.

O Japiim é um pássaro que constroi seu ninho, deixando gravetos para o lado de fora. Essa foi a inspiração para Sérgio Matos batizar a coleção que desenvolveu na comunidade de Careiro Castanho, no Amazonas. A tintura colorida da fibra de uambé foi feita a partir de plantas: urucum para a vermelha e crajiru com jenipapo para a coloração preta.

Vaso Japim Preto - 51cm (R$ 779,90)

A lenda da Vitória Régia, que é uma planta típica da região norte e muito conhecida entre a população indígena, serviu como ponto de partida para a coleção Buriti. Para o tingimento, foi utilizada uma técnica já conhecida pelos artesãos, que consiste em enterrar a piaçava em lama por quatro dias para adquirir a coloração preta.

As técnicas de tecelagem com o material passam de pais para filhos e, empenhado em criar uma identidade diferenciada com valor agregado, nasceu a coleção Jalapa, idealizada por Marcelo Rosenbaum.

Bandeja Japala Dourada e Bege - 30X39cm (R$349,90)

No Jalapão, leste do Tocantins, nasce uma das grandes riquezas da região: o capim dourado. Essa espécie reluz seu brilho ao sol e não existe em nenhuma outra parte do mundo. 

A coleção já pode ser adquirida através do e-commerce da marca.

Marcelo Rosenbaum (Foto: David Mazzo)