Jader Almeida em meio a suas criações. Foto: divulgação

O designer Jader Almeida, brasileiro reconhecido internacionalmente por seus móveis premiados, resolveu este ano investir forte na criação de luminárias e surpreendeu o mercado ao lançar uma vasta coleção de peças, com 25 diferentes modelos, além de suas variações.  O artista catarinense vem ao Rio de Janeiro no próximo dia 5 para apresentar por aqui as novidades, com exclusividade nas filiais do Arquivo Contemporâneo, no Casashopping e em Ipanema.  

“A linha Pinn, por exemplo, pode ser montada a partir de seis modelos diferentes. A Reflex, por sua vez, está disponível em versão de parede ou de piso, com elemento circular côncavo à parte. Já a linha pendende Phi oferece cúpula em três formatos”, explica o designer, que também aumentou algumas linhas de seu acervo, como a Jardim, a Memory e a Asti.

Luminária de parede da linha Pinn, que pode ser montada a partir de seus modelos diferentes. Foto: divulgação

Outra destaque da nova coleção é a luminária Memory Pêndulo, cuja composição inclui um pêndulo criado para equilibrar sua base e proporciona estabilidade à peça quando fixada em mesas de leitura, bancadas e na lateral da cama, por exemplo.

As peças serão exibidas nas lojas em uma grande “caixa” projetada pelo próprio Jader, além da vitrine, que também será temática e assinada pelo designer.

“O pendente Bis está entre as minhas luminárias prediletas. Pode ser interpretado como uma obra de arte, uma instalação ou simplesmente como uma peça utilitária. Sua composição em metal minunciosamente trabalhado em pontos de luz instiga o olhar. Além do mais, é bastante versátil, já que pode ser usada na vertical ou na horizontal, individualmente ou em conjunto”, revela o empresário João Caetano, sócio do Arquivo.

Pendente Bis Horizontal, uma das luminárias preferidas de João Caetano, sócio do Arquivo Contemporâneo. Foto: divulgação

Luminária de piso da linha Reflex. Foto: divulgação