Loft do Empresário Carioca ganha identidade com objetos pessoais do homenageado, como a prancha e fotos autorais. Foto: divulgação

O marquiador Fernando Torquatto, santista que adotou o Rio de Janeiro para viver, ganhou este ano uma homenagem na Casa Cor Rio pelas mãos de Cristina Japiassú. A arquiteta partiu da proposta desta edição, de apoiar a revitalização da zona portuária, e criou o Loft do Empresário Carioca com inspiração na história de seu personagem, quem ela acredita ser um grande incentivador da renovação do Rio de Janeiro.   

O resultado é um projeto de pegada moderna, com quarto, living, cozinha, banheiro e closet, num ambiente que privilegia tons claros e tem como ponto forte o resgate da macenaria. Como o prédio onde está instalada a Casa Cor, o Aqwa Corporate, fica localizado entre a Baía de Guanabara e o Morro da Providência, e tem vista para o Cristo Redentor e outros pontos famosos da cidade, Cristina teve a ideia de mesclar esses elementos num painel de madeira para dividir o loft. 

A arquiteta usou um painel para dividir espaços: desenhos lembram formato triangular do Pão de Açúcar e velas dos barcos que circulam pela Baía. Foto: divulgação

Para dar amplitude ao espaço, que tem todos os cômodos de uma casa numa área mais reduzida, a arquiteta preferiu usar tons claros e, em partes específicas do ambiente, espelhos, que também entram na composição para reforçar o conceito. “Os espelhos maiores trazem o Rio de Janeiro para dentro do loft, refletindo a beleza e a alma da cidade no espaço”, explica a arquiteta.

O projeto mistura uma decoração clássica e contemporânea. A paleta de cores é leve, em tons de cinza claro e nude, com partes pontuais em preto. Alguns adornos mais clássicos como vasos, por exemplo, fazem contrapartida a outros mais arrojados, como a prancha de Torquatto e fotos autorais do empresário. 

Outro ângulo do projeto de Cristina Japiassú. Foto: divulgação

Detalhes do banheiro do Loft do Empresário Carioca. Foto: divulgação