Le Cordon Bleu (Foto: Reprodução)

Durante este mês, a Le Cordon Bleu, maior e mais conceituada escola de gastronomia do mundo, preparou diversos cursos para quem quer ser chef por um dia. A instituição traz cursos completos e também os “gourmet shorts courses”, para quem quer conhecer em algumas horas como é feito o preparo de tradicionais receitas e ter acesso ao material didático da école. E o melhor: com um corpo docente de mestres de se admirar. 

Novembro é o mês recomendado para os amantes do bom café, já que o dia dessa delícia é comemorado em 29/11. Nos dias 11 e 13 de novembro acontecem dois cursos: iniciação ao café especial e métodos de preparo de cafés, ministrados pela barista Adriana Valinhas. O primeiro momento conta com uma jornada desde as origens na Etiópia, o cultivo, classificação e torrefação até a xícara, mostrando a importância do conhecimento no ato de fazer a bebida, incluindo análise sensorial comparativa entre os cafés tradicional e especial.
Já o segundo curso apresenta a diversidade de métodos para fazer o café, com aprendizado prático e técnico sobre perfis de moagem, tempo, temperatura, proporção e concentração.

Le Cordon Bleu (Foto: Lype Borges)

No dia 12/11,  as aves serão as protagonistas das salas de culinária e das cozinhas. Nelas, o aluno saberá como limpar e amarrar um frango, por exemplo, além dos diversos tipos de cozimento.

Os pães serão os queridinhos no dia 13 de novembro, no L’atelier du Pain (oficina dos pães). Será uma oportunidade única para os alunos descobrirem a verdadeira arte da panificação. Esse curso é direcionado para iniciantes e amadores do assunto que se vão se beneficiar de dicas dos melhores chefs de padarias francesas. Os aprendizes vão aprender a fazer massas baguettes através de aula 100% prática.

Na mesma linha da panificação, dia 23 será a vez do viennoiserie, tipo de pão originado de Viena, na Áustria, conhecido por apresentar um sabor adocicado. Nesse módulo, os alunos aprenderão as técnicas para a confecção de diferentes tipos de receitas clássicas para o preparo de massa croissant e brioche.

Quem quiser, mesmo que por horas, ser um cidadão Le Cordon Bleu, é só acessar o site www.cordonbleu.edu/rio-de-janeiro/gourmet-cursos-curtos/pt-br ou se inscrever pelo telefone: (21) 3189-3450.