Esther Bonder (Foto: Reprodução)

Um momento para diminuir a tensão e produzir a calma. Assim pode ser definida a exposição “Quietudes”, individual da artista plástica e paisagista Esther Bonder. A mostra, com curadoria de Fernando Cocchiarale e Patricia Toscano, reúne mais de 20 pinturas cuja obra nascida da fricção entre o olhar da artista e o meio visual planar da tela constroem releituras pictóricas minuciosas das paisagens naturais e urbanas como resultado da sua mais recente pesquisa artística. 

O excesso de informações bombardeadas diariamente serviu como fonte de inspiração para a artista na construção de “Quietudes”. “A asfixia provocada pela globalização imobiliza as pessoas e, muitas vezes, poucas conseguem parar e respirar, refletir e ter momentos de introspecção. A exposição reforça exatamente a importância dessa calmaria, que pode ser alcançada com a contemplação da natureza, por exemplo”, explica Esther. 

Segundo Fernando Cocchiarale, um dos curadores da exposição, as paisagens de Esther podem ser remetidas à obra de Roberto Burle Marx, pintor e paisagista com quem Esther conviveu e trabalhou. “O conhecimento e o apreço da artista pelo mundo botânico exalam desses trabalhos. Sua pintura é quase um culto à natureza intacta. Uma paradoxal busca da pureza existencial por meio da releitura pictórica minuciosa que orienta cada obra exposta”, afirma. 

A exposição, que precisou ser adiada devido a pandemia, conta agora com uma versão virtual que permite interatividade e acesso às informações sobre as obras. As obras podem ser acessadas através deste link, através do Instagram da artista (@estherbonder) ou por visitação presencial sob agendamento prévio com limite de até três pessoas, respeitando o distanciamento social, uso de máscaras e seguindo todas as recomendações de segurança do COVID-19. 

Exposição 'Quietudes' (Foto: Reprodução)

SERVIÇO

“Quietudes” de Esther Bonder 
Curadoria: Fernando Cocchiarale e Patricia Toscano 
Data: De 1 de setembro a 30 de novembro de 2020 
Exposição Virtual: https://.artspaces.kunstmatrix.com/en/.exibition/2144312/quietudes?t= 
Instagram Artista: @estherbonder 
Instagram Midrash: @midrashcultural 
Site: http://www.midrash.org.br/ 

Local: Midrash Centro Cultural 
Endereço: Rua General Venâncio Flores, 184 - Leblon | Rio de Janeiro – RJ - Contatos para agendamento de visitas: (21) 995403040 ou através do e-mail: estherbonder@gmail.com

 

Leia: Hélio Oiticica ganha homenagem em mostra digital da Zagut