Foto: Reprodução/Eneida Ryff

No dia 5 de setembro, Hélio Oiticica será homenageado através de uma exposição virtual da galeria Zagut. 150 artistas participam da mostra e utilizam técnicas como vídeo, pintura, fotografia, impressão sobre canvas, gravura, colagem, acrílico, objeto, escultura, assemblage, textos, poesias, entre outras. Os destaques são as obras feitas por artistas da família como César Oiticica Filho, sobrinho de Hélio e fotógrafo, José Oiticica Filho, pai do artista, os irmãos Claudio e Cesar, além de Christian Oiticica. Outros convidados especiais também incluíram suas criações neste projeto, como Helena Lustosa, que foi modelo do artista, Marco Rodrigues, amigo do mesmo, e Roberta Salgado, sua cunhada.  

“A Zagut se orgulha em realizar esta coletiva de mais de uma centena de artistas, com muitas obras realizadas especialmente para esta exposição em homenagem ao Hélio Oiticica, como mais uma iniciativa para a preservação de sua memória", dizem Isabela Simões e Augusto Herkenhoff, idealizadores da mostra, que confirmam a possibilidade de uma versão física da exposição quando o período de distanciamento social acabar.

Para comemorar a abertura deste projeto, Isabela Simões vai reunir os artistas participantes em um bate-papo. Na ocasião, eles vão dar mais detalhes sobre a criação de suas obras. A experiência digital também se expande através das redes sociais da galeria, no site e no canal do YouTube. Quem acessar este conteúdo vai encontrar uma seleção de filmes com obras e depoimentos dos envolvidos.

Foto: Noemi Ribeiro/Reprodução