Pelé - Coleção 'Athletes' de Andy Warhol (Foto: Reprodução/ Cranbrook Art Museum)

A Christie's vai leiloar peças icônicas da coleção "Athletes", de Andy Warhol, que reúne retratos exóticos de lendascomo Muhammad Ali e Chris Evert.

Oferecido pela coleção de Richard L. Weisman, o conjunto inclui 10 retratos multicoloridos de atletas, cada um medindo 40 por 40 polegadas. A peça mais procurada do lote é “The Greatest”, de Muhammad Ali, que deve ser vendida por um preço estimado entre US $ 3,9 milhões e US $ 6,5 milhões.

Algumas obras oferecidas também incluem retratos de jogadores esportivos como Pelé, Chris Evert, Kareem Abdul-Jabbar, Tom Seaver, entre outros, cada uma estimada entre US$ 250.000 e US$ 350.000.

A série "Athletes", conhecida como uma das melhores de Warhol, foi concluída por ele entre 1977 e 1979. Comentando mais sobre isso, Sara Friedlander, chefe de pós-guerra e arte contemporânea da Christie, disse: “Reconhecendo a crescente comercialização de esportes, foi através desta série que Weisman desafiou Warhol a abraçar a natureza mutável da fama, à medida que atletas e estrelas do esporte ascendiam para ocupar o centro da cultura popular americana".

A coleção será leiloada no dia 12 de fevereiro.

Série 'Athletes' de Andy Warhol (Foto: Reprodução/ San Antonio Museum Of Art)

Via Barrons

 

Leia: Aristocrata indiano é inspiração para novas peças da Givenchy