Evento promove atrações ligadas à França nas áreas de cultura,  gastronomia, serviços e workshops. (Foto: Hotel Santa Teresa Rio MGallery Collection)

A Câmara de Comércio França-Brasil iniciou as atividades da Semana Francesa 2019, que segue até dia 14, com programação nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Na capital fluminense, a instituição e seus parceiros – como o Consulado da França no Rio, Instituto Francês, a Aliança Francesa e o Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS) – oferecem 17 atrações ligadas à França, em diferentes áreas: cultura, gastronomia, serviços, eventos e workshops.

A proposta é levar ao público participante um pouco da experiência do savoir-faire francês. Entre as ações gastronômicas, os restaurantes Laguiole Lab e Térèze, do Hotel Santa Teresa Rio Mgallery Collection, estão com menus especiais para o evento. O Marchezinho Bistrô também conta com um cardápio especial no almoço, formado por três opções de menu, que variam de acordo com o dia, a R$ 49 cada, incluindo taça de vinho branco ou refrigerante da casa. O Cajá Café, do Sofitel Ipanema, oferece opção de croissant acompanhado de café a R$ 15 + taxas.

Evento levará ao público experiência do savoir-faire francês. (Foto: Restaurante Laguiole)

Na programação cultural, os destaques são o Festival Varilux de Cinema Francês, que mais uma vez integra a Semana Francesa, com a exibição de filmes franceses inéditos no Brasil, e os espetáculos "Laurent Decol: Les Mots du Silence", na Aliança Francesa de Botafogo, "Formidable - A voz de Paris e o melhor da Canção Francesa", no Teatro Maison de France, e "Recherche" do autor, ator e diretor francês Yves Noel Genod, promovido pelo Instituto Francês do Brasil. Neste ano, o Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS) também se junta à iniciativa com atrações no Museu do Amanhã. A conferência-concerto "Swing the Brain" e o Atelier de animação para crianças estão programados para o dia 7 de junho, e estão entre as atrações que marcam os 80 anos da instituição.

Workshops e Palestras

Para completar a lista de atividades, a CCI França-Brasil e seus parceiros promovem palestras e workshops sobre temas como mercado de luxo, profissional do futuro e os impactos da tecnologia na transformação dos negócios e da sociedade. O destaque é a conferência .Futuro | Rio, na quarta (5) e quinta (6), sobre a temática Humanidade Aumentada. 

A programação completa está disponível neste link