Novo Chile Wine Week (Foto: Divulgação)

Responsáveis por uma verdadeira revolução no mundo dos vinhos, produtores do movimento denominado Novo Chile desembarcam entre os dias 13 e 17 de agosto no Rio de Janeiro e participam da primeira edição do Novo Chile Wine Week, evento que reunirá representantes de sete vinícolas, classificadas entre as melhores do país latino-americano.

Na programação, o Premium Tasting, degustação livre de todos os vinhos participantes servidos por seus próprios enólogos, Degustação Dirigida na ABS-Rio, Master Class no encontro anual do Fórum Enológico mais antigo do Brasil, o VAM, e jantares em diferentes restaurantes da cidade, onde vão ser apresentados rótulos exclusivos, ainda não comercializados no Brasil.

O Chile é reconhecido como berço de vinhos de qualidade e acessíveis, e tem no Brasil um de seus maiores importadores. Nos últimos anos, surge um grupo de produtores que vem dando o que falar, e representa o que alguns especialistas já consideram a vanguarda do vinho latino-americano. O grupo é formado por pequenas vinícolas dedicadas a trabalhar a partir de novos métodos e estilos de vinificação. Além da alta qualidade, elas trabalham em busca de identidade. Para isso, investem em modelos de produção mais livre e sustentável, exploram áreas e terroirs selvagens (latitudes e sistemas de plantação extremos) ou mesmo produzem a partir de videiras centenárias que constituem um patrimônio vitivinícola até então desprezado. Como resultado, rótulos exclusivos, em quantidades limitadas, com DNA próprio que refletem o clima, a geografia, o solo e a interação de cada um desses produtores com os recursos naturais de suas regiões.

“O brasileiro já é um grande consumidor do vinho chileno e neste evento queremos apresentar uma outra cara da vitivinicultura do País. Somos pequenos produtores, dedicados a produzir de maneira sustentável e estamos convencidos de que a qualidade dos nossos vinhos vai surpreender. Decidimos realizar a primeira edição da Novo Chile Wine Week no Rio de Janeiro porque os cariocas merecem um lugar de maior relevância no âmbito nacional e temos certeza de que irão abraçar esse projeto”, comenta David Giacomini, curador do evento e único brasileiro entre os produtores participantes.

Para compra de ingressos e detalhes sobre a programação, basta acessar o site www.wineweek.com.br. 

Novo Chile Wine Week (Foto: Divulgação)