V Settimana della Cucina Italiana nel Mondo - Posì (Foto: Divulgação)

Uma saborosa viagem pela autêntica culinária regional italiana, que revela a amplitude e a riqueza dos pratos e sabores típicos do país. A Settimana della Cucina Italiana nel Mondo chega à sua quinta edição no Rio de Janeiro, desta vez em formato digital. Por conta da pandemia de COVID-19, o Consulado Geral da Itália preparou um cardápio de atividades virtuais entre os dias 21 e 29 de novembro. O foco principal será na valorização dos benefícios da dieta mediterrânea.

A V Settimana vai ressaltar então a importância de preparar uma boa refeição em casa com seus familiares ou amigos, celebrando uma tradição que está na essência da cultura gastronômica e da convivialidade italiana.

A programação online tem como objetivo, portanto, compartilhar o espírito da cozinha típica: muito além de uma boa refeição, um estilo de vida saudável que transmite também boas sensações e constrói memórias afetivas. A programação inclui lives com personalidades e influenciadores digitais como Bela Gil, Miguel Falabella, Bruno Astuto, Chiara Civello, Dionísio Chaves, Danio Braga, João Vitti, Nicola Siri e Emilio Orciollo, que vão contar sua relação com a cozinha italiana e ensinar suas receitas preferidas.

V Settimana della Cucina Italiana nel Mondo - Da Carmine (Foto: Divulgação)

Já a professora de italiano Daniela Olivert, que organiza viagens para a Itália há 10 anos, vai comentar as particularidades do turismo enogastronômico em cinco diferentes regiões do país. Com o intuito de aproximar as culturas gastronômicas da Itália e do Brasil, e graças a uma nova parceria com a secretária Danielle Barros, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, selecionados chefs italianos e brasileiros vão criar receitas inéditas com ingredientes típicos de ambos países, que serão apresentadas em lives direto da cozinha do Instituto Italiano de Cultura.

Para que pratos verdadeiramente italianos possam ser reproduzidos em casa, o livro digital "Cucina Nostra", feito em conjunto com a Academia Italiana de Cozinha, oferece receitas boas e simples, que representam cada uma das 20 regiões da Itália. O acesso ao e-book poderá ser feito neste link.

Aqueles que optarem por comprar ingredientes ou vinhos italianos poderão encontrá-los nos supermercados do parceiro Zona Sul (Rua Barão da Torre, em Ipanema, e Condomínio Santa Mônica, na Barra), exclusivamente durante o período da Settimana. O "Espaço Itália" oferecerá uma ampla seleção de autênticos produtos italianos a preços especiais.

V Settimana della Cucina Italiana nel Mondo - Casa do Sardo (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de levar a culinária italiana a quem mais precisa, uma ação social será realizada em parceria com o Refettorio Gastromotiva, espaço na Lapa que já transformou mais de 200 toneladas de alimentos em refeições gratuitas. Um menu completo assinado pelos chefs Michele Petenzi, Silvio Podda e Bruno Marasco e produzido junto aos cozinheiros do Refettorio Rodrigo Sardinha e Suelen Parigi será doado a 200 pessoas através da ONG ítalo-brasileira Il Sorriso Dei Miei Bimbi em parceria com a Associação Amigos da Vida, ambas localizadas na Rocinha.

Moradores do Rio de Janeiro e de Niterói que se sentirem à vontade para frequentar um bom restaurante poderão escolher entre os 20 parceiros do evento, que prepararam pratos exclusivos para a Settimana. Cada um procura evidenciar a diversidade da gastronomia italiana e apresentar tradições regionais que não são comuns por aqui. É uma oportunidade de experimentar a fregola mare e monti (massa em formato de pequenas esferas, típica da Sardenha, com camarão, polvo, linguiça e funghi) na Casa do Sardo, o bacalhau mantecato com polenta em tinta de lula (prato típico de Veneza) no Nido, o garganelli com vieiras e aspargos ao molho de prosecco (massa fresca típica da Emilia-Romagna) no Artigiano ou um verdadeiro gelato italiano na Vero.

V Settimana della Cucina Italiana nel Mondo - Casa do Sardo (Foto: Divulgação)

Segundo o Cônsul-Geral da Itália no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia del Giudice, a V Settimana della Cucina Italiana nel Mondo tem a finalidade de valorizar e levar ao conhecimento dos inúmeros apreciadores da gastronomia italiana no Brasil o riquíssimo e inesgotável patrimônio enogastronômico da Itália, estimulando também a curiosidade e o interesse dos brasileiros em visitar as belas regiões e as maravilhosas aldeias italianas, assim que a pandemia permitir.

A V Settimana della Cucina Italiana nel Mondo é uma iniciativa do Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro em parceria com a Accademia Italiana della Cucina, o Instituto Italiano de Cultura, a ENIT- Agência Nacional de Turismo da Itália, os Supermercados Zona Sul e a Revista Comunità Italiana.

V Settimana della Cucina Italiana nel Mondo - Artigiano (Foto: Divulgação)

 

Leia: Conflor aposta em linha de doces veganos a base de maracuja