Foto Artesanos Bakery - Ricardo Rocha (Foto: Gabriel Ávilla)

Os amantes da cozinha e da gastronomia já podem comemorar. O casal de empresários padeiros Mariana Massena e Ricardo Rocha, à frente da Artesanos Bakery, charmosa e bem sucedida padaria especializada em fermentação natural, estão se preparando para lançar o projeto digital Breadflix, no qual gratuitamente serão disponibilizados episódios que ensinarão o público a fazer desde o fermento artesanal ao pão de fermentação natural em casa. 

“Entendemos que, mais do que uma empresa, mais do que um negócio, a nossa missão, a nossa função, ela é educacional. E a parte do curso é isso. Podermos dividir a nossa expertise com o nosso público, permitir que ele possa fazer a mesma coisa dentro de casa e sem medo de perdê-lo. Porque sabemos que passando esse ensinamento, esse conceito, essa filosofia, estamos fidelizando mais ainda”, explica o casal. 

“A pandemia chegou trazendo, entre outros problemas, as demissões, mas também percebemos que com isso se abriu uma janela de oportunidades, como a de se permitir entrar num universo novo que é o da panificação e das pizzas. Fazer o que gosta, colocar a mão na massa e transformar isso realmente numa oportunidade de negócio”, completa Ricardo, que também explica a ideia do Breadflix.  

Artesanos Bakery - Ricardo Rocha (Foto: Gabriel Ávilla)

“Será uma panificação descomplicada e sem segredos. Vamos ensinar pessoas comuns a fazerem os pães de fermentação natural e a grande possibilidade de transformar isso num negócio que, de casa, elas poderão ter uma receita entre R$6 a R$8 mil por mês, e ainda terem tempo livre para curtir a família e outros momentos também. Estamos falando de uma rotina de 10 a 15 dias de trabalho direto, com outros 15 dias disponíveis para aproveitar. Definimos que esse será o nosso público. Pessoas que querem fazer pão e transformar isso num negócio que seja uma fonte de renda adicional ou até mesmo a principal.” 

“Se ele quiser, vai poder fazer pão para compartilhar com os amigos, a família. Serão aqueles pães de fotos do Instagram. Mas se ele quiser realmente quiser fazer como fizemos, ou seja, começando de casa aos pouquinhos, utilizando o que ele tem em casa como forno caseiro, panela de ferro, utensílios domésticos, começar um ofício e aos poucos começar a divulgar a marca dele, o negócio, divulgar os pães, e ganhar dinheiro propriamente dito, mostraremos como é possível”, complementa Mariana. 

Atualmente o Instagram é o principal canal de comunicação da empresa, por isso, foi criado um novo perfil na rede social especialmente voltado para o projeto, o Ricardo Rocha Baker (@ricardorochabaker) - headbaker da Artesanos Bakery - e é por lá que o casal pretende se comunicar com seus seguidores, que já somam mais de 500, com pouquíssimo tempo no ar. 

“Nós vamos, a partir da segunda quinzena de agosto, começar a abastecer esse novo Instagram. E de 17 a 23, lançaremos a maratona Breadflix. Trata-se de uma série de conteúdos voltados para o universo da panificação, da pizza, disponibilizados gratuitamente para mostrar para as pessoas que é possível realmente fazer pão dentro de casa e a possibilidade de transformar isso em um negócio. Será uma série de pão de verdade, como já diz o próprio slogan da Artesanos”, revela Ricardo.   

Artesanos Bakery está preparando um conteúdo extremamente rico de informações (Foto: Gabriel Ávilla)

“Vamos mostrar para as pessoas que dá para a fazer, o que hoje fazemos na padaria, dentro de casa, sendo muito bom em processo. Se especializando no processo de fazer a massa correta, entender o ponto, enfim, todo as sacadas que a gente acabou desenvolvendo ao longo desses anos”, conta Ricardo.  

“Contaremos todas as sacadas que tivemos, as dificuldades pelas quais passamos para podermos chegar onde estamos hoje. Desde fazer o nosso fermento do zero, toda a jornada, as dificuldades, os sucessos, os erros, as massas perdidas, as receitas desenvolvidas, o trabalho que temos lá dentro da Artesanos, e como foi dentro do ambiente de casa para poder implementar isso”, completa Mariana.  

O público também pode conferir “pílulas” digitais com dicas, receitas e outros hilights da panificação que já vêm sendo disponibilizados no Instagram e em breve também receberão o reforço de um podcast no Spotify e do canal no Youtube. 

E esse é o primeiro projeto da Academia Artesanos, que visa difundir o conhecimento sobre a arte da panificação e seus processos em ambiente digital.