Vero Gelateria - Sopa de tomate com gremolata, sorvete de gorgonzola e tuile de amêndoas com flor de sal (Foto: Filico)

Inaugurada em 2010 no bairro de Ipanema pelo italiano Andrea Panzacchi, a Vero Gelateria se prepara para celebrar sua primeira década. Andrea inicia uma contagem regressiva com dez eventos que prometem movimentar a gastronomia carioca mensalmente, até dezembro, quando completa seus 10 anos.

O chef Ricardo Lapeyre abre as comemorações com almoço no restaurante Laguiole, no dia 12 de março, quinta-feira. Será possível optar entre menus de três ou seis passos, sendo todos os pratos acompanhados por sorvetes Vero. O carpaccio de vieira com tartare cítrico e pipoca de quinoa é servido com sorbet de limão siciliano e pimenta dedo-de-moça. Já a sopa de tomate assado com gremolata de hortelã e farofinha de brioche acompanha sorvete de gorgonzola e tuile de amêndoas com flor de sal. De principal, uma das pedidas é o polvo grelhado com ragoût de favas, servido com sorvete de presunto de Parma.

Andrea Panzacchi e Ricardo Lapeyre (Foto: Filico)

Até o final do ano Andrea assina menus com outros nove chefs, bartenders e parceiros gastronômicos. Em abril, o chef Nello Cassese, do Cipriani, abre as portas do Copacabana Palace para a celebração. Já ao longo do mês de maio será possível conferir na própria Vero, em Ipanema, uma criação inédita do empresário Roberto Hirth, do catering Open House.

O chef Pedro Siqueira assina, em junho, um menu no restaurante Puro. Já em julho, o chef Damien Montecer recebe para um jantar no Bazzar. Em agosto é a vez de Igor Renovato, mixologista do bar Garoa, preparar uma harmonização de drinks com sorvetes na filial de Ipanema, ao lado da jornalista e drinks expert Marcella Sobral. Em setembro, a chef Roberta Sudbrack abre as portas do Sud, o Pássaro Verde, para um menu a quatro mãos com Panzacchi.

Em outubro os sorvetes da Vero farão parte de um menu criado pela chef Ludmilla Soeiro para o restaurante Zuka. Em novembro, o chef Bruno Katz apresenta suas receitas no Nosso. Fechando o ano, o chef Thiago Flores cozinha lado a lado com Andrea no recém-inaugurado Sult. As reservas serão divulgadas na rede social da marca e poderão ser feitas diretamente em cada um dos restaurantes participantes.