La Barra - Ambiente Bar (Foto: Comidoria)

Primeiro bar na Dias Ferreira a investir num estilo mais despojado de comer e beber, inspirado pelo hábito de tapear dos espanhóis, o iVenga! Bar de Tapas completou uma década. E para comemorar, o empresário Fernando Kaplan decidiu dar uma repaginada no primogênito – a marca hoje batiza outros três estabelecimentos, de diferentes perfis, em Ipanema, em Copacabana e no Jardim Botânico. Rebatizado para iVenga! La Barra, depois de pouco mais de um mês de obras, o novo estabelecimento investe num conceito que o aproxima mais dos típicos bares espanhóis onde se come em pé, debruçado sobre o onipresente balcão (“barra”, em espanhol) ou em mesas altas. Mas, neste caso, com um certo tempero brasileiro.

Inteiramente reformulado, o cardápio ficou bem mais enxuto, com uma seleção de que valoriza receitas frescas e leves. As opções ficam escritas na parede e mudam constantemente ao sabor das estações. As sugestões são inspiradas em receitas e técnicas tradicionais, mas lançam mão de ingredientes nacionais. “A ideia é respeitar a sazonalidade dos ingredientes, como é feito na Europa, para valorizar seu frescor. Daí fazer pequenas substituições com insumos brasileiros”, afirma Kaplan. A clássica batata brava, por exemplo, condimentada com páprica, ganhou uma versão feita com aipim, transformado num mil-folhas, acompanhado de aïoli de páprica.

Venga La Barra - Pulpo y patatas (Foto: Comidoria)

A tarefa de criar o menu ficou a cargo do chef Guilherme Furtado, mineiro que há dez anos morava em Barcelona, tempo em que passou por todas as casas de Albert Adriá, irmão de Ferran Adirá que se tornou o chef número 1 da capital catalã com suas seis badaladas casas, incluindo o estrelado Hoja Santa. “O iVenga! foi pioneiro no Rio em oferecer os típicos bocados espanhóis. Agora que a cultura já está mais difundida entre os cariocas, a gente pode arriscar a trazer influências dos ingredientes brasileiros, sem perder a identidade”, afirma o mestre-cuca que apresenta criações surpreendentes, como o tiradito de olhete curado na casa, mergulhado num curioso (e delicado) gaspacho transparente, condimentado com azeite e pimenta dedo-de-moça.   

O ambiente também foi reformado e ganhou tons mais claros. Para dar a nova cara o alugar, o restaurateur escalou o arquiteto – e parceiro de primeira hora –, Chicô Gouvêa, que assina todos os projetos da rede. Ele criou um balcão que começa no interior e se estende até a parte externa do bar, peça que, claro, é o grande destaque do ambiente. A casa ganhou também uma cozinha fria, onde profissionais finalizam as tapas nas frentes dos clientes, e um detalhe cheio de charme: luminárias feitas com embalagens de pano do típico arroz-bomba, usado para o preparo de paellas.

Venga La Barra - Pescado curado com gazpacho transparente (Foto: Comidoria)