Chef Pedro Siqueira (Foto: Tomas Rangel)

Na terceira edição do ano do “Cozinha de Amigos”, o chef Pedro Siqueira recebe, no Puro, o chef Kazuo Harada, do HAI YO, restaurante do Grand Hotel Rayon, em Curitiba, para uma noite de gastronomia brasileira e asiática. O jantar acontece nesta quarta (6), às 20h, com menu especial de sete tempos criado a quatro mãos. O objetivo do projeto é celebrar o uso sustentável dos ingredientes - que chegam diretamente dos produtores locais - e a preservação da identidade dos elementos naturais em cardápios inspirados na história da culinária brasileira e na amizade entre os cozinheiros.

Kazuo Harada conquistou uma estrela no Guia Michelin por três anos consecutivos (2015, 2016 e 2017) com seu trabalho à frente do Mee, no Copacabana Palace. Desde 2018, comanda o HAI YO, restaurante oriental do Grand Hotel Rayon, em Curitiba, eleito melhor oriental da cidade pelo Prêmio Bom Gourmet 2019.

No “Cozinha de Amigos”, o chef convidado apresenta o snack “Kaki tokubetsuna”: ostra fresca, uni, gema de cordorna e molho ponzu; na sequência, será servido o “Yukhoe”, entrada de atum fresco, tobiko, pimenta koreana, shari e nori. Como prato principal, “Pequim duck”, coxa e sobrecoxa de pato, panqueca chinesa, óleo de gengibre, pimenta, alho-poró, pepino e molho hoisin.

Chef Kazuo Harada (Foto: Celso Pilati)

Pedro Siqueira completa o cardápio com o snack de barriga de porco, couve e batata; tartar curado, fonduta de funghi, picles e óleo da mostarda e "trufa" de queijo como entrada; e principal de Camarão VG grelhado, cuscuz de Uarini, leite de coco defumado e banana. Para finalizar, sobremesa à base de doce de leite e crema de café, assinada pelo chef anfitrião.

O projeto “Cozinha de Amigos” foi criado por Pedro Siqueira em 2016. Em 2019, serão quatro encontros até dezembro, com menus com de seis a oito pratos elaborados pelo chef do Puro junto com o chef convidado. Luiz Filipe Souza, do Evvai, restaurante com uma estrela Michelin em São Paulo, foi o convidado da edição de junho, e Lênin Palhano, do Nômade, participou em agosto. Paolo Lavezzini, do Four Seasons São Paulo, encerra o projeto desse ano na edição de dezembro.

A edição de novembro de 2019 tem apoio do Miramar Hotel by Windsor.