Jefferson e Janaina Rueda (Foto: Maria Vargas)

A convite do chef Rafael Costa e Silva, do Lasai, o casal Janaína e Jefferson Rueda, da Casa do Porco, em São Paulo, 39º na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo, cozinham juntos pela primeira vez no Rio.

No sábado (24), a partir das 12h, eles comandam, ao lado do anfitrião, um verdadeiro banquete. O clima será de refeição em família. A dupla convidada vai assar um porco inteiro - o porco San Zé, estrela do menu da casa paulistana - que será servido até acabar, mediante ordem de chegada (não haverá reservas). Esta será a primeira vez que o prato - o porco é assado por horas até ficar suculento e macio sob a pele crocante - será oferecido fora de casa no Brasil.

O menu inclui ainda os famosos snacks do Lasai, com foco em verduras e pescados, guarnições e sobremesas ao preço de R$ 210,00. Caipirinhas do Bar da Dona Onça, além de uma versão reduzida da carta de vinhos do Lasai, garantem os bebes, que serão cobrados à parte.

Porco San Zé

Tem mais: quem estiver na fila poderá fazer um boquinha enquanto espera. Serão vendidas quatro opções de petisco, incluindo o famoso torresmo de panceta com goiabada picante da Casa do Porco e pão que queijo da Serra da Estrela.

Antes, disso na sexta (23) o casal estará no Rio Gastronomia para ensinar uma receita de quibe cru de porco e falar da criação dos animais e dos processos necessários para que a carne chegue à mesa de forma segura para ser consumida até mesmo crua.