Festival de lagosta à beira-mar: prato oferecido pelo Rincon Mediterrâneo. Foto: divulgação

Um dos crustáceos mais nobres a chegar aos pratos, a Lagosta é a estrela de um festival que acontece de 12 a 21 de outubro em Búzios. Vinte restaurantes do balneário vão propor receitas com a iguaria, entre petiscos, entradas e pratos principais, combinadas com massas, a preços atrativos. A festa vai das 19h à 1h. 

O Lagostando em Búzios acontece no centro da cidade, em estabelecimentos da Rua das Pedras, Rua Turíbio de Farias e Orla Bardot. Os restaurantes participantes ganharam sinalização do evento em suas fachadas.

“O objetivo é movimentar Búzios atraindo turistas e pessoas locais para uma experiência incrível de saborear a lagosta de diferentes formas. A estimativa é que passem mais de 10.000 pessoas no período”, afirma Armando Ehrenfreund, sócio dos restaurantes Parvati e Rincon Mediterrâneo.

Salt: lagosta grelhada com espaguete de arroz ao molho. Foto: divulgação

Considerado um dos mais criativos da nova safra e que está atualmente à frente da cozinha do restaurante Nosso, de Ipanema, o chef Bruno Katz é o convidado especial da edição. Buziano de coração, o  americano, filho de argentinos, chegou aos dois anos à cidade e foi criado nos bastidores dos restaurantes locais, ingressando aos 16 anos na cozinha.

Com 26 anos, Katz retorna a Búzios para preparar um prato a quatro mãos com a chef Sônia Persiani do Cigalon, onde começou sua trajetória na gastronomia, no dia 13 de outubro, às 16h. No menu, lagosta, purê de abóbora caramelizada, sabayon de limão verde e puff rice.

Entre os participantes também estão casas como Salt, que leva à mesa a estrela do festival grelhada com espaguete de arroz ao molho de champanhe, aspargos e cogumelos gratinados e servido na casca; Buda Beach, que serve paella de lagosta; e Estância Don Juan, que vai do crustáceo grelhado, acompanhado de gnocchi ao molho de leite de côco, côco fresco, gengibre, bisque e ervas aromáticas.

O evento contará ainda com uma atração cultural no tradicional Gran Cine Bardot: o filme argentino “Todo Sobre el Asado”, dos premiados diretores Mariano Cohn e Gastón Duprat, será exibido no dia 19 do próximo mês, às 19h. Os ingressos custam R$ 10.

Buda Beach: paella de lagosta. Foto: divulgação