Romano Fontanive: contra o desperdício. Foto: divulgação

O chef Romano Fontanive faz parte do time de respeito da gastronomia brasileira que pensa a alimentação de forma moderna, num tempo em que o desperdício se torna incompatível com a demanda social. A valorização de alimentos de pequenos produtores, sazonais e orgânicos também tem sido uma constante no menu do restaurante que comanda na Barra da Tijuca, o Gabbiano. Em sua mais nova coleção, não é diferente.  

"Meu sonho é um dia conseguir trabalhar só com produtos orgânicos. Quero criar um local onde as pessoas possam ter acesso a uma boa comida sem pagar tão caro. Gostaria que meus clientes se sentissem como comendo em casa", diz Fontanive, carioca de ascendência italiana, que também comanda um projeto social em torno do reaproveitamento de alimentos. 

Gnocchi de batata roxa. Foto: divulgação

Na seleção de receitas que chegam à mesa nesta temporada do Gabbiano, três pratos são destaque. Na entrada, ceviche marinado no leite de tigre com cebola roxa, gengibre, limão siciliano, acompanhado de chips de batata doce. De principal, chamam a atenção o gnocchi de batata roxa com ragu de lagosta de pescadores locais sobre velouté de feijão branco e o "Bombom", batizado assim em homenagem à brasilidade de sua mulher, que leva massa com recheio de abóbora e pato defumado na própria cozinha ao molho de manteiga de foie gras. Para finalizar, mousse de canela com sopa de doce de leite.     

Para provar o novo cardápio, as reservas podem ser feitas pelo telefone (21) 3153-5529.

Bombom: massa com recheio de abóbora e pato defumado ao molho de manteiga de foie gras. Foto: divulgação