Os cogumelos são as vedetes dos menus de outono nos restaurantes cariocas. O ingrediente faz bonito nas receitas, é super nutritivo, tem baixo teor calórico e protege o sistema imunológico. 

O Esplanada Grill, na Barra da Tijuca, leva à mesa sugestões quentes com cogumelos. Na versão Paris, eles estão presentes na guarnição de Salteado Mix batata calabresa, ao lado de croutons de bacon e tomates italianos, e acompanham cortes de Prime-Rib e T-Bone. Já na seção dedicada aos pratos de forno e fogão, o risoto é de cogumelos frescos, feito com arroz branco na manteiga, parmesão, shiitake, shimeji e champignons.

Risoto de arroz vermelho e funghi com ovo estalado do Quadrucci. Foto: divulgação

O risoto também é a aposta da Cantina da Praça, em Ipanema, e do Quadrucci, casa na rua Dias Ferreira, no Leblon, comandada pelo chef Ronaldo Canha. Além do risoto de arroz vermelho e funghi com ovo estalado, Parma e aspargos, na seleção de pratos principais estão ainda nhoque funghi gratinado com Grana Padano ao perfume de trufa e filé recheado com brie ao molho funghi, acompanhado de taglioline ao azeite trufado. Na entrada eles também estão presentes no Mini Crostini com alho poró. 

Enquanto isso, na bucólica Fonte da Saudade, na Lagoa, a casa franco-brasileira do médico e empresário Guy Aziza, o Guy Restaurante, celebra a nova estação com criações que levam a assinatura do chef Jeferson Pacheco. Servidos apenas no almoço, pratos com o ingrediente estrela da temporada são frango crocante com risoto de cogumelos selvagens, acompanhados de molho suprême; creme de cogumelos Paris; e filé mignon com mousseline de inhame trufado ao molho roti com bacon e cogumelos selvagens.

Steak do puro, cogumelos defumados, mini batata cenoura e béarnaise de chimichurri do chef Pedro Siqueira. Foto: divulgação

O chef Pedro Siqueira, do Puro, no Jardim Botânico, usa o ingrediente em dois momentos. Na entrada, apresenta mix de folhas, ovo frito gema mole, laminas de cogumelo fresco e pangratato de ervas. Já de principal, a sugestão é steak do puro, cogumelos defumados, mini batata cenoura e béarnaise de chimichurri.

Na Urca, o Terra Brasilis, comandado pelo chef Gamarra Souza, aposta numa dobradinha do cogumelo com um fruto do mar. No menu,  estão camarão com shitake guarnecidos de purê de batata baroa cremoso; camarão salteado com shitake acompanhados de cremoso risoto pomodoro; e espaguete com camarões e shitake. 

A massa também ganha destaque no Zazá Bistrô, em Ipanema. Servido numa combuca, o Tagliatelle da Terra é preparado com trinca de cogumelos shitake, shimeki e Paris, tomatinhos assados, espinafre e semente de girassol.

Tagliatelle da Terra do Zazá Bistrô. Foto: divulgação

O sotaque italiano está também na pizza vegetariana da Bráz, com filiais na Barra e no Jardim Botânico, feita com mussarela, cogumelos shitake, fatias de cebola roxa e salsinha.  

Os adeptos da alimentação mais leve vão gostar da Brocheta Vegana do iVenga! Taberna, que leva cogumelos, aspargos e tomate e, como faz parte do menu executivo, vem com entrada e sobremesa à escolha. Na ala natureba, o Naturalie Bistrô, em Botafogo, é um dos preferidos dos cariocas. Lá se destacam o bife de feijão e cogumelos acebolado com batatas novas ao curry; e o purê de mandioca e batata doce assado, preparado com couve flor defumada, cogumelos ao vinho tinto, cebola roxa e agrião. 

Nas casas orientais, o cogumelo é um dos principais ingredientes da cozinha. Em Copacabana, o Azumi sugere o Ika Sautée, um dos hits do cardápio. O prato é feito com lula e cogumelo salteados ao molho especial da casa levemente picante. Outra opção é o Buri Teriyaki, com olhete grelhado no molho teriyaki, acompanhado de aspargos, shitake e tomate cereja.

Lula recheada com shimeji do Yumê. Foto: divulgação

A dupla Raimundo Fernandes e José Pontes, do Yumê, no Jardim Botânico, prepara lula recheada com shimeji, manjericão e queijo de búfala. Shitaki recheado com salmão e yakissoba com trio de cogumelos também estão no time. Já o Soy Japa Food, em Copacabana, vai de Fish Mushimono: peixe do dia feito no vapor com dash do chef, nirá salteado, shitake e yakimeshi de camarão. Enquanto isso, o badalado Sushi Leblon sugere, entre as inúmeras receitas da casa com cogumelos, a dupla de sushi de shimeji, que sai a R$17. 

Saindo do Rio para Búzios, o Rocka Beach Lounge & Restaurant, do renomado chef Gustavo Rinkevich, é um deleite tanto para os olhos, por sua localização na Praia Brava, quanto para o paladar. Quem estiver pelo balneário poder experimentar o galeto grelhado com cumarú, abacaxi grelhado e cevadinha salteada com ricotta, shiitake e legumes verdes.

Rocka: galeto grelhado com cumarú, abacaxi grelhado e cevadinha com ricotta, shitake e legumes verdes. Foto: divulgação